terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Catequese 1º ano



“Jesus, aqui o Zé”
Todos os dias, ao meio dia, um pobre senhor entrava na igreja e, poucos minutos depois, saía. Um dia, o Padre perguntou-lhe o que fazia.

“Venho rezar”, Respondia o Zé.

Mas é estranho, disse o Padre, que você consiga rezar tão depressa.
Bem, dizia o Zé, eu não sei rezar aquelas orações compridas. Mas todos os dias eu digo a Jesus: " Jesus, aqui o Zé”. É só uma oraçãozinha, mas tenho certeza que Ele me ouve.

Alguns dias depois, Zé sofreu um acidente e foi internado num hospital. Na enfermaria, passou a exercer grande influência sobre todos. Os doentes mais tristes tornaram-se alegres e, naquele ambiente onde antes só se ouviam lamentos, agora muitos risos passaram a ser ouvidos.

Um dia, O Padre, sabendo do que tinha acontecido ao Zé e que este não tinha ninguém que o visitasse, resolveu fazer-lhe uma visita. Quando lá chegou foi informado, pelos médicos, que o Zé estava muito bem e que desde a sua entrada no hospital, todos os doentes andavam muito felizes e a recuperar muito mais rapidamente. Admirado por tal acontecimento o Padre questionou o Zé acerca do que estava a acontecer.

O pobre enfermo respondeu prontamente:
- É verdade, Padre. Estou sempre muito alegre! E digo-lhe que é por causa daquela visita que recebo todos os dias. Ele faz-me imensamente feliz.

O Padre ficou intrigado e perguntou-lhe:
-Quem o visita? E a que horas?  
- Bem, Padre, todos os dias, ao meio dia, ele vem ficar ao pé da cama por alguns minutos, talvez segundos... Quando olho para Ele, Ele sorri e diz-me: " Zé, aqui Jesus.”


Através desta história podemos compreender que não precisamos de dizer muitas palavras quando visitamos Jesus e que a nossa presença junto d’Ele fala muito mais que muitas palavras. Na simplicidade dos nossos gestos e palavras estamos em comunhão com Ele.
Podemos falar-Lhe em qualquer momento e lugar, nos momentos tristes e nos alegres, basta entrarmos no nosso espaço interior, senti-LO e dizer-lhe simplesmente aquilo que sentimos sem precisamos de nos preocuparmos com palavras muito elaboradas.

 

Hoje, na nossa catequese, fomos visitar Jesus no Sacrário. Em ambiente acolhedor e de introspecção fomos interpelados a falar a Jesus dizendo-Lhe o que quiséssemos no momento. Seguidamente, na passagem da Luz, cada um disse a Jesus “conta comigo Jesus”.

Levamos para casa o compromisso de falar a Jesus todos os dias, a qualquer momento e em qualquer lugar, na escola, em casa no caminho… onde sentirmos vontade de falar com Ele…


Sem comentários:

Enviar um comentário