segunda-feira, 9 de janeiro de 2012



Luz para todas as Nações

Celebrar a festa da Epifania do Senhor é celebrar a revelação, a manifestação, a aparição… o Menino do presépio nascido na pobreza, manifesta-se hoje como aquele que veio da parte de Deus para ser uma Luz para todas as nações.
Os “Magos” são apresentados como os “homens dos sinais”, que sabem ver na “estrela” o sinal da chegada da libertação… são homens desinstalados que deixaram tudo, arriscaram tudo e puseram-se a caminho, à procura de Jesus.
Eles representam os homens de todo o mundo que vão ao encontro de Cristo, que acolhem a proposta libertadora que Ele traz e que se prostram diante d’Ele. É a imagem da Igreja – essa família de irmãos, constituída por gente de muitas cores e raças, que aderem a Jesus e que O reconhecem como o seu Senhor.
Procuramos perceber nos “sinais” que aparecem no nosso caminho a vontade de Deus? Somos capazes de deixar tudo para responder aos apelos que Jesus nos faz através dos irmãos?

Assim como os magos, depois de adorarem o Senhor, partiram para suas casas com um renovado entusiasmo, é na Eucaristia que encontramos um novo dinamismo para sermos anunciadores de Cristo, Luz dos povos, e do seu Evangelho de salvação. É aqui que adoramos o Senhor para depois partirmos para as nossas casa com um renovado entusiasmo.
Senhor, faz que o brilho da Tua Palavra e a luz do Teu Espírito nos orientem no nosso caminhar pelo mundo.

Meditando para Epifania do Senhor do ano B







Sem comentários:

Enviar um comentário