quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Catequese 1º ano




Se há bem pouco tempo tínhamos descoberto de que Deus Pai nos faz Crescer em Tamanho e em Sabedoria, esta semana foi-nos dado a conhecer que Jesus foi uma criança como nós, foi um bebé, que se tornou criança e foi crescendo até ser Homem.
Jesus, também brincava, comia e cuidava do seu corpo para melhor crescer em Estatura, mas também crescia em Sabedoria e por isso seu pai, José ensinou-lhe a arte de carpinteiro e sua mãe, Maria ensinou-o a ler e a escrever, claro que em casa, pois as escolas de antigamente não eram como as de agora. No tempo de Jesus primeiro aprendia-se a ler e a escrever em casa e só depois é que se ia para a escola, que eram as sinagogas, templos parecidos com as nossas igrejas, onde os doutores da lei ensinavam a ler e a interpretar os livros mais difíceis e onde se aprofundava o Livro da Palavra de Deus.
 Jesus gostava muito de ir para a sinagoga falar com Deus Pai, gostava de rezar a Deus Pai, sua mãe tinha-O ensinado a rezar. Ele era muito bondoso e obediente à vontade de Deus Pai, a todos ajudava e gostava de dar a conhecer o Seu Pai do Céu a todos à sua volta e o seu coração ia ficando cada vez maior e mais cheio de Amor. Este crescer chama-se crescer em Graça. Jesus não crescia só em Estatura e em Sabedoria mas Ele também crescia sobretudo em Graça.

E nós, será que para além de crescermos em estatura e sabedoria também queremos crescer em Graça? Os meninos disseram que sim, disseram que queriam um Coração Grande como o de Jesus e que para isso iam estar mais atentos às pessoas que estão à sua volta, obedecendo aos pais, aos professores e aos catequistas, houve até uma menina,

 a Mafalda, que disse que ia “ajudar as pessoas a sorrir”.



Todos se comprometeram a falar mais com Jesus, e a rezar todos os dias a oração que levaram escrita no pequeno coração de cartão que lhes foi oferecido na catequese.

Ó Jesus ajuda-nos a ser bons e a viver na Graça de Deus como Tu”.






Sem comentários:

Enviar um comentário