sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Catequese 6º ano







Jesus contava histórias não para divertir as pessoas mas para transmitir uma mensagem. Ele tinha uma mensagem que o apaixonava. O Reino de Deus. Ele sabia que as pessoas podiam não estar preparadas para entender essa mensagem, por isso, para se fazer entender, Ele usava uma linguagem feita de imagens e recorria a comparações tiradas da vida de todos os dias: o trabalho do campo, a pesca, o rebanho, etc. ao ouvir essas histórias as pessoas ficavam a pensar nelas e percebiam onde Jesus queria chegar. A essas histórias chamamos:
O grande tema das suas Parábolas era sempre o Reino de Deus. O grande sonho de Deus para nós. Através dessa historias Jesus queria dizer o amor de Deus por todos, o quanto Ele queria que fossemos felizes e que esse sonho era possível e era para todos. Existem vários tipos de parábolas:




LC 15, 1-2, 15, 4-7,  15, 8-10,15,11-32.






 Mt 13, 3-23, 13,31-32, 13,44, 13,45-46.







Lc 10,25-28, 10, 29-37, 16,19-31




Com estas parábolas ele diz-nos que o Reino de Deus é um mundo bom e feliz construído de acordo com as indicações de Deus. Ele pode parecer um sonho distante mas na verdade ele está presente no mundo, a realizar-se todos os dias. Basta ver os gestos de paz, de bondade e de amor que acontecem á nossa volta.
               
Hoje, somos chamados a construi-lo, como?
Amando e ajudando todas as pessoas sem distinção, respeitando, perdoando, sendo simpáticos, partilhando, é desta forma que vamos construindo um mundo novo, o mundo de Deus.

O desafio é diário e por isso, durante a semana, vamos escrever no diário os momentos ou os gestos que fomos capazes de fazer no sentido de contribuirmos para a construção deste Reino de Deus que já está entre nós.




Sem comentários:

Enviar um comentário