terça-feira, 30 de abril de 2013

Catequese 2º ano










As comunidades cristãs reuniam-se, partilhavam não só o pão da Palavra e da Eucaristia mas também os bens materiais de maneira que “…entre eles não havia ninguém necessitado, pois todos os que possuíam terras ou casas vendiam-nas, traziam o produto da venda, e depositavam-no aos pés dos Apóstolos. Distribuía-se, então, a cada um conforme a necessidade que tivesse” (At 4, 34-35).

A preocupação pelos pobres, doentes e abandonados tem um lugar preferencial tanto na vida de Jesus como nas primeiras comunidades cristãs.

Neste estilo de vida e de missão ecoavam, sem dúvida, as palavras de Jesus que Mateus nos deixou no capítulo 25 do seu Evangelho:
“Tive fome e deste-me de comer, tive sede e deste-me de beber, era peregrino e acolheste-me, estava nu e deste-me de vestir, adoeci e visitaste-me, estive na prisão e foste ter comigo. Sempre que fizeste isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizeste.” (Mt 25, 35-36, 40)


Auxiliar quem precisa é um dever de todos nós. “Esse” que precisa tem um rosto, mora bem perto de nós e tanta vez nos passa ao lado. Sair do nosso espaço habitual de catequese e ir ao encontro de Jesus presente no irmão doente foi o que fizemos neste sábado. Na bagagem levamos o cabaz do amor, que muito carinhosamente fomos construindo ao longo deste 2º período de catequese, levamos sorrisos, o canto e o gesto amigo que na oferta de uma flor tão simplesmente diz: gosto de ti.

Estivemos com Jesus, a alegria d’Ele estava estampada no rosto concreto do Paulo que partilhou connosco a alegria do encontro!

Quanta emoção contida! Quanta catequese vivida!... 
Esta, com certeza, jamais será esquecida....




Boa semana





Sem comentários:

Enviar um comentário