quinta-feira, 25 de abril de 2013





Via Lucis

Ao longo da Quaresma é muito comum fazer-se a Via Sacra, o caminho doloroso de Jesus até ao Calvário, acompanhando as Suas dores e os Seus sofrimentos. Mas Jesus sofreu e morreu para ressuscitar. Não podemos parar na cruz.
Desde o Domingo de Páscoa, com a vitória de Jesus sobre a morte, até ao dia da Ascensão, em que sobe glorioso ao Céu, temos quarenta dias de alegria, de encontro com Jesus Ressuscitado, o Senhor da Vida.
Somos agora convidados a contemplar, a fazer e a meditar a “via gloriosa”, a via lucis, o caminho da luz e da vida.
Cada aparição de Jesus Ressuscitado é uma estação. Um convite à oração e à reflexão, numa aprendizagem de vida em sintonia com a alegria de Deus. 





Na tarde daquele primeiro dia de Páscoa, 
Jesus vivo e ressuscitado 
foi o grande sinal da vitória de Deus sobre a morte. 
a partir dai, Jesus o Filho de Deus, 
torna-se o Sentido Obrigatório 
para os seus discípulos. 
Hoje, 
para nós que acreditamos 
sem O ter visto e tocado, 
Jesus continua a ser o grande sinal 
do amor de Deus … 
Ele é o caminho a seguir, 
a verdade dizer 
e a vida a viver … 
Ele é o Sentido Obrigatório 
para as nossas vidas … 




“Ele tinha de ressuscitar dos mortos” – 1º ANO


·Reflexão a partir de João 20, 1-9

O Sepulcro está mesmo vazio. A porta está aberta. Muitas vezes somos confrontados com dúvidas acerca deste mistério, mas a realidade é simplesmente esta: o túmulo está vazio. Ora, Jesus ao deixar o sepulcro aberto foi como que a deixar uma mensagem que rompe o nosso maior medo, a morte. Ao abrir a porta da Vida, Jesus nos convida a entrar e a crer que Ele venceu a morte. Eles viram e creram, mas felizes aqueles que acreditam sem terem visto. Embora, não tenhamos visto Jesus, Ele age hoje, na vida de cada um de nós. Ele está vivo! Jesus está vivo!




 “Eu vi o Senhor!” – 2º ANO

Reflexão a partir de João Jo 20, 11-18

A alegria da ressurreição faz de Maria Madalena mensageira valente de Jesus. «Uma grande alegria» sente no seu coração pelo anúncio da ressurreição do Mestre. E correu do túmulo a anunciar aos Apóstolos. Não pode ficar inactiva, seu coração explodiria se não o comunicasse a todos os discípulos.
Essa é, também, tarefa nossa; anunciar Jesus Vivo em todo o lugar com gestos que digam a alegria da Páscoa, com palavras que semeiem esperança e valores que testemunhem a força da Ressurreição de Jesus. Não podemos calar o que sentimos e ouvimos: Alegra-te! Jesus está vivo!



Continua....








Sem comentários:

Enviar um comentário