sexta-feira, 26 de abril de 2013





continuação....


Via Lucis


Os discípulos de Emaús “Reconheceram-n’O ao partir o pão” – 
3º ANO


reflexão a partir de Lucas 24, 13-35

Os Olhos
Os discípulos contam como, no caminho, um homem se apresentou diante deles. Era Jesus mas eles não O conseguiam reconhecer, pois os seus olhos estavam fechados. 
O Coração


Agora os discípulos recordam que Jesus lhes explicou todas as escrituras indicando tudo que nelas se dizia sobre o Messias. Ainda assim não O conseguiram reconhecer porque o seu coração estava frio.



As mãos

Ao chegarem à estalagem, Jesus (que ainda não tinha sido reconhecido) queria seguir para a frente mas ele convidaram-no a ficar com eles. As mãos são acolhedoras e convidam Jesus a entrar. As nossas mãos estão abertas e convidam os outros a ficar connosco. 


O caminho


Para reconhecer o ressuscitado precisamos de ativar três órgãos: os olhos, o coração e as mãos. Percorremos um caminho reflectindo com os discípulos de emaús.




As comunidades cristãs contaram esta história para explicar o caminho que se deve palmilhar até reconhecer Jesus como salvador.



Embora tenham caminhado todo o dia junto a Ele, não o reconheceram. Descobriram Jesus quando convidaram aqueles peregrinos a ficar com eles, mostrando-se solidários, e acolhendo-o em sua casa. Abrem-se-lhes os olhos quando Jesus pronunciou as palavras da Eucaristia.

Acolher aquele que necessita, rezar e celebrar a eucaristia, são atitudes que nos ajudam a descobrir Jesus.

“Assim está escrito que o Messias havia de sofrer” – 4º/6º ANO

Reflexão a partir de Lc 24, 35-48

“A Paz esteja convosco” é a saudação que o Ressuscitado dirige aos primeiros cristãos, ainda assustados e sem a força do Espírito.

Este gradeamento representa as atitudes que nos impedem de viver a paz de Jesus com a sua Ressurreição: paz interior, paz na família, na turma, com o grupo dos amigos… 

ARROGÂNCIA, HIPOCRISIA, EGOÍSMO, INJUSTIÇA, VIOLÊNCIA, MALDADE, MENTIRA, INVEJA, ORGULHO, MÁ EDUCAÇÃO, COMODISMO

A Paz de Jesus não se esconde em palavras ocas. Está presente em gestos humildes de acolhimento sincero. A paz de Jesus não viaja em primeira classe. Vem no humilde vagão da simplicidade dos pequenos. A paz de Jesus não veste roupas caras e luxuosas. Reveste-se com mantos de justiça. A paz de Jesus não está à nossa espera lá fora; as suas raízes estão no profundo do nosso coração.

 
“Jesus aproximou-Se, tomou o pão e deu-lho, fazendo o mesmo com o peixe” – 5º ANO

Reflexão a partir de João 21, 1-19

Jesus apareceu aos seus discipulos numa altura em que estavam a regressar da pesca sem terem encontrado peixe, desafiou-os a lançarem novamente as redes ao mar, e fez com que conseguissem peixe em abundância.

Á semelhança dos discipulos, também nós somos diariamente desafiados por Jesus a lançar as nossas redes por esse mundo fora. Ele pede-nos que nos tornemos verdadeiros pescadores de homens, que sejamos fiéis aos seus ensinamentos e que não tenhamos medo de dizer em alta voz que somos cristãos de corpo e alma.
Tal como os discipulos, confiemos também nós em Jesus Cristo Ressuscitado e vivamos a vida em abundância que Ele tem para nos oferecer.
Que na nossa vida nunca falte 


RESPEITO 
EDUCAÇÃO 
SABEDORIA 
SOLIDARIEDADE 
UNIDADE 
SINCERIDADE 
CONFIANÇA 
INTELIGÊNCIA 
TOLERÂNCIA 
OPTIMISMO 
UNIÃO 


“Enquanto os abençoava, foi elevado ao Céu” – 7º/8º ANO

Reflexão a apartir de Lucas 24, 46-53


De que maneira sou testemunha de Deus

O que é que faço, quando vejo o meu irmão doente, nu, com fome? 

Que testemunha sou?

Eu que me considero Cristão, de que maneira bendigo a Deus?



“Vem Senhor Jesus!” – 10º ANO


"E aquele que ouvir diga: «Vem!». Quem tem sede, venha; e quem a deseja, receba de graça a água da vida. Aquele que dá testemunho destas coisas diz: «Sim, Eu venho em breve». Ámen! Vem, Senhor Jesus!!"

Na vida, há momentos,
em que nos sentimos como barcos,
perdidos no mar,
Sem rumo.
Desalentados.
Mas jesus está ao nosso lado …
A dar-nos a sua paz …
A mostrar-nos todos os sinais da sua presença …
E a dizer-nos que não estamos sós:
Ele caminha connosco!
Há momentos em que Ele
nos alimenta com o pão da fé
nos prova com o sofrimento
e nos faz ressuscitar com Ele …
O encontro com Jesus 
vivo e ressuscitado
faz de nós testemunhas
da sua presença e do Seu amor: 


- É obrigatório Testemunhar!!! 



Sem comentários:

Enviar um comentário