quarta-feira, 17 de abril de 2013

Catequese 2º ano









Para nós, os cristãos, é tão importante que Jesus tenha ressuscitado que o celebramos fazendo a maior festa do ano: 
Páscoa 

Celebramo-la sobretudo na noite de Sábado para Domingo de Páscoa acendendo o Círio Pascal que representa a Luz de Jesus vivo e dizendo que acreditamos em Deus Pai, em Jesus Cristo e no Espírito Santo.
Jesus venceu a morte para sempre e abriu à humanidade inteira o caminho para a mesma vitória, o caminho de Deus. Um caminho a que se tem acesso e tem de ser percorrido pela Fé e que dá origem a uma nova criatura.
Pelo Baptismo renascemos para uma vida nova e marca o início deste caminho de Fé. Diz-nos S. Paulo que, pela fé nos tornamos filhos e Deus e revestidos de Cristo.

Os sinais mais significativos que, no Sacramento do Baptismo nos mostram estas verdades que S. Paulo nos revelou hoje, estão presentes na Água e na Veste Branca.
A água, lava-nos das maldades que nos impedem de sermos amigos de Deus e dos outros, aproximando-nos do coração de Deus Pai e tornando-nos verdadeiros filhos e membros destas família que é a Igreja.

A veste branca porque essa é a cor da luz, a luz de Jesus Ressuscitado. É na luz que nos vemos uns aos outros, amando, compreendendo, ajudando, escutando, cheios da vida nova que, de Jesus, recebemos no dia do nosso Baptismo. Estar revestidos de Cristo significa estar cheios de Jesus e da sua força fazendo a diferença onde quer que nos encontremos. 

Ao recordar o nosso Baptismo retomamos a consciência do compromisso de vivermos unidos a Deus e ao próximo. 


Vamos, todos os dias na oração com o Pai do céu, reforçar esta união.



Boa semana










Sem comentários:

Enviar um comentário