terça-feira, 8 de outubro de 2013








O Nosso encontro de pais foi motivo de reencontro, de informação prática, oração , mas também o foi de formação. Neste sentido tivemos a ajuda da nossa amiga Cláudia, formadora do SDEC, que, interagindo com os pais,  abordou um tema bastante pertinente e importante já que tudo o que tem a haver com o maior tesouro que temos, os filhos, nos tocam e "aguçam" aquilo que temos de melhor em nós: o Amor de pais.

E a Cláudia começou por questionar:

Pais, porque trazeis os vossos filhos à Igreja? O que vos motiva?

É importante notar que a responsabilidade primeira da educação na fé cristã cabe aos pais. Ainda no sacramento do matrimónio comprometeram-se a isso. Este compromisso foi, mais tarde, fortalecido no sacramento do baptismo onde, juntamente com os padrinhos escolhidos pelos próprios, comprometeram-se a orientar o filho na sua vida cristã.
Os catequistas são a ajuda que os pais encontram para, juntamente com estes, dar continuidade à caminhada feita ou a iniciar o caminho para o Pai.
O trabalho do catequista deve ser acompanhado pelos pais, em cada sábado, em cada momento em que a Igreja pede a presença, o apoio dos pais.
Embora a preocupação de muitos pais seja só a nível intelectual, é importante realçar que a pessoa humana também deverá ter formação em outros níveis para que a sua personalidade seja completa.
Portanto, a principal missão dos pais e catequistas consiste em ajudar as crianças e os jovens a tornar-se verdadeiros homens e mulheres. Educar um cristão significa, sobretudo, procurar que Cristo seja o centro da vida do filho, a pessoa mais querida para ele. E isso só é possível tendo um acompanhamento em casa, rezando em família; lendo uma passagem bíblica em família e comentá-la; ensinar os filhos a viver uma relação amorosa com Deus Pai, meditando o amor de Deus por cada um. Quando Jesus esteve cá na terra, Ele próprio disse: “Quando dois ou três estiverem reunidos em Meu nome, Eu estarei com eles” (Mt. 18,19-21) – Nada une mais a família do que o amor a Deus manifestado em comum. A família que reza unida, permanece unida.
A catequese pretende fazer crescer a fé inicial do catequizando até que, de um modo consciente e adulto, professe a fé. A esta introdução lenta e gradual na vida da Igreja chamamos iniciação cristã. Esta deve ter princípio e fim. Começa com o baptismo na infância e considera-se completa quando o catequizando for capaz de testemunhar, de um modo pessoal e responsável, a fé recebida no baptismo.
Os pais cristãos, porém, nem sempre assumem esta obrigação que lhes pertence, pensando que o pároco e os catequistas é que têm de fazer tudo. Se eles não ajudarem com a sua palavra e exemplo, pouco ou nada podem fazer os catequistas. Aliás, não devemos esquecer a ligação estreita catequistas-pais, se queremos uma unidade de critérios e valores entre aquilo que diz a Igreja (catequese) e o que fazem os pais (ambiente familiar)
Nesse sentido, recomendamos vivamente aos pais que participem nestes encontros de formação de modo a poderem acompanhar e colaborar na educação cristã dos filhos e alcançarem eles próprios uma fé mais adulta.

- Os pais são os principais responsáveis pela educação cristã dos filhos. O seu exemplo de vida cristã é importante
- Os pais devem colaborar com a catequese paroquial através de alguns meios como:
. dialogar com o catequista dos filhos
. dar atenção à folha de pais/ informação que os catequistas enviam
. despertar nos filhos interesses pela catequese e incentivá-los à assiduidade
. participar nas reuniões/encontros de formação que a paróquia promove porque elas vão acompanhar de perto a caminhada cristã das crianças.


Cláudia Lima





Sem comentários:

Enviar um comentário