terça-feira, 2 de junho de 2015

Catequese 3º ano




Esta semana, na catequese, Jesus serviu-se das palavras de S. João para nos transmitir algo de muito importante:

“4Permanecei em mim, que Eu permaneço em vós. Tal como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, mas só permanecendo na videira, assim também acontecerá convosco, se não permanecerdes em mim. 5Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanece em mim e Eu nele, esse dá muito fruto, pois, sem mim, nada podeis fazer.
9«Assim como o Pai me tem amor, assim Eu vos amo a vós. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu, que tenho guardado os mandamentos do meu Pai, também permaneço no seu amor. 11Manifestei-vos estas coisas, para que esteja em vós a minha alegria, e a vossa alegria seja completa.” (Jo 15, 4-5; 9-11)

Se Jesus é a videira, nós queremos ser os ramos que darão muito fruto. Para isso temos que estar sempre ligados à “videira”, senão seremos “ramos secos”. Dar fruto em Jesus é ajudar todos, em especial os mais necessitados. É dar atenção aos que nos rodeiam, para contribuirmos para a sua felicidade: dando um sorriso, uma palavra amiga, estando disponivel para ajudar os que precisam. É também, cumprir com as nossas obrigações na escola, no trabalho e em casa ….

Nem sempre é facil; quantas vezes a preguiça nos impede de fazer o que devemos, ou por egoismo não partilhamos com os outros…. Por isso Jesus nos pede para permanecermos no seu Amor, pois Ele quer permanecer em nós.

Jesus deu-nos o exemplo e  revela-nos como Lhe foi possível fazer tudo quanto fez: Ele permaneceu no amor do Pai.

“Senhor Jesus, queremos ficar sempre ligados a Ti. Queremos ser ramos verdes e fecundos, que dão frutos saborosos. Frutos que queremos partilhar com os que nos rodeiam.
Te pedimos, Jesus: ajuda-nos a permanecer em Ti.”






Boa semana, com Jesus no coração!


(Eis que se aproxima o grande DIA!......)




Sem comentários:

Enviar um comentário