Estai atentos …
Neste 1º Domingo de Advento, Jesus anuncia a todos os que se sentem prisioneiros: “alegrai-vos, a vossa libertação está próxima. Estai atentos, a fim de acolherdes o Filho do Homem que vos traz o projecto de um mundo novo”. É preciso, no entanto, reconhecê-l’O, saber identificar os seus apelos e ter a coragem de construir, com Ele, a justiça e a paz.
O sofrimento, as preocupações, o medo do futuro por vezes arrasam-nos e acabamos por baixar os braços.
“Erguei-vos!”, diz-nos Jesus. Só podem esperar os que se mantêm de pé, prontos a pôr-se a caminho para construir com Deus um futuro melhor. O medo faz baixar a cabeça; vive-se no momento presente, com medo dos golpes que será necessário ainda suportar.
“Levantai a cabeça!”, diz-nos Jesus. Só podem esperar aqueles que olham no horizonte Aquele que vem para nos salvar. A fadiga acaba por adormecer, sem dúvida porque não se espera mais nada e não se quer mais lutar.
“Tende cuidado convosco e vigiai!”, diz-nos Jesus. Só podem esperar aqueles que permanecem atentos aos sinais que Deus não cessa de manifestar. A falta de confiança destrói a relação, sem se saber do que falar.
“Orai em todo o tempo”, diz-nos Jesus. Só podem esperar aqueles que entram em diálogo com Deus.
“Senhor Jesus, agradecemos-Te as tuas palavras de esperança.
Pedimos-Te que o teu Espírito nos mantenha vigilantes, numa oração perseverante, para que aguardemos com esperança a Tua vinda”.
Meditando para o 1º Domingo do Advento do ano C