quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Catequese 5º ano







"Deus não criou o mal"


Todos os dias nos chegam imagens de coisas más que acontecem neste mundo tão belo que Deus criou para nós.
Estas coisas más ferem e destroiem as pessoas, não nos fazem bem e impedem que o projecto de Deus se concretize porque nada deste mal nos faz feliz.

Ás vezes, nós próprios, construimos o mal, com gestos que deixam os outros tristes, magoados e desiludidos connosco. Se pensarmos no nosso dia a dia, na escola, em casa, no trabalho, apercebemos-nos que, muitas vezes, temos atitudes que causam sofimento a quem connosco convive.
Este mal, não faz bem a ninguém a começar por nós mesmos: provoca sofrimento e rouba-nos a paz. Muitas vezes nem nos damos conta do mal que causamos e quando damos, até podemos questionar “porque fizemos ou dissemos isto”? Donde vem este mal que aflige e entristece a nossa vida, o nosso mundo. Será possível construirmos um mundo diferente?

Desde o tempo da criação de Adão e Eva existe guerras, conflitos, injustiça, gestos egoistas, rivalidades, desentendimentos. Porquê?
Através da história de Abel e Caim, os autores Biblicos deram-nos a resposta para muito do mal existente no mundo.
O mal não é obra de Deus. O mal vem do facto de os homens não escutarem as suas propostas, tal como fez Caim. O mal vem das más escolhas que que fazemos.
Deus dá-nos indicações, conselhos de amor e de cuidado porque nos ama e nos quer felizes. Por isso é tão importante escutar a Sua palavra porque é lá que encontramos as suas propostas

Vencemos o mal, quando nos apercebemos que este não nos traz felicidade.
Vencemos o mal quando escutamos as propostas de Deus e escolhemos pô-las em prática.
Vencemos o mal quando pedimos perdão e mudamos de atitude.

E foi a pedir perdão a Jesus que terminamos a catequese desta semana.
Vamos pedir perdão a Jesus todos os dias e fazer uma pessoa feliz com gestos e atitudes construtores de um mundo melhor.



Boa semana, firmes no propósito de construimos um mundo melhor 
J



Sem comentários:

Enviar um comentário