sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Catequese 4º ano




Ficou bem presente no nosso coração, o que o Espírito Santo é capaz de fazer naqueles que O acolhem.
Os Apóstolos, depois de terem recebido os Espírito Santo, perderam o medo e, animados pelo espírito, saíram a anunciar a boa notícia: a Ressurreição de Jesus. Falavam com tanto entusiamo, irradiando felicidade, que muitos dos que os ouviam quiseram sentir o que eles sentiam. Também elas quiseram receber o Espírito Santo, através do Batismo, tornando-se cristãs.

O facto de serem cristãs trouxe alguma alteração nas suas vidas? Sim! Ao aderirem a Jesus, começaram a fazer coisas ao jeito de Jesus: eram assíduos ao ensino dos apóstolos, a fracção do pão, às orações e viviam em comunhão fraterna.
Haverá alguma relação entre os cristãos de altura e nós?
Sim! Também somos baptizados e, o mesmo Espírito Santo nos anima a sermos assíduos ao ensino dos apóstolos, quando vamos à missa e á catequese.

Nesta catequese, escutamos o Evangelho de S. João, que nos falou de um momento muito importante para Jesus e para os cristãos. S. João falou-nos da última ceia de Jesus com os amigos, onde Jesus lavou os pés aos discípulos. Pedro reagiu muito mal a este gesto de Jesus, porque não percebeu o seu significado.
De facto, os discípulos só perceberam o gesto de Jesus quando Ele morreu na cruz, numa entrega total por amor a todos.
Agora, é a nós que Jesus diz:

“dei-vos exemplo para que, assim como Eu fiz, vós façais também”

Com o exemplo de Jesus aprendemos a valorizar os gestos de amor daqueles que nos rodeiam e nos amam. Gestos que, sendo importantes na nossa vida, muitas vezes passam despercebidos pela sua simplicidade. Neste momento da catequese, cada um foi convidado a pensar naquelas pessoas que são importantes na vida de cada um. Nos seus gestos de amor… E nós? De que forma podemos ser testemunhas do amor de Jesus? Cada um pensou em alguém e no que fazer para lhe revelar o quanto a amamos.
Para concretizar o nosso compromisso contamos com a ajuda do Espírito Santo, que recebemos no nosso Batismo. Por isso, quisemos fazer presente nesta catequese o esse, mergulhando as pontas dos dedos em água e benzendo-nos em seguida. Durante este momento fomos cantando “Se vos amardes uns aos outros, Deus permanece em vós”.



Boa semana com a força do Espírito Santo…





Sem comentários:

Enviar um comentário