terça-feira, 21 de junho de 2016

Catequese 5º ano





Festa da Esperança.


Depois de, ao longo deste ano, termos percorrido as grandes etapas da história de salvação e da vida de um povo, de termos percebido como Deus se foi manifestando como alguém que faz caminho com este mesmo povo, foi o momento de, em catequese comunitária, celebrarmos a Esperança que animou este povo e nos anima a nós pois a história deste povo não é a de um passado distante mas a que se constrói no presente porque Deus está connosco e continua a fazer história de vida connosco.

A nossa catequese conjunta, começou por uma dinâmica onde cada um, anonimamente, respondeu à pergunta “Qual é a tua maior esperança?”. Na partilha verificamos que a esperança de alguns tinha a haver com metas a alcançar imediatas, outras a alcançar a longa distância mas certo é que todas elas refletiam o desejo de serem felizes.


Este foi sempre o objetivo daquele povo que, ao longo deste ano, fomos conhecendo melhor, o povo de Deus por isso, na etapa seguinte desta catequese, fomos completando textos, com a ajuda da Bíblia, que falavam de histórias concretas, os altos e os baixos, as alegrias e as dores, as esperanças e os desânimos que marcaram o ritmo de um caminho em busca da verdadeira felicidade. 
À medida que os textos iam sendo validados por um “júri” os grupos iam recebendo uma peça de um puzzle. Completado o puzzle uma âncora surgiu e relacionar a âncora com a Esperança foi a tarefa seguinte.
Concluímos, na partilha, que Deus é a nossa âncora, é Ele que nos dá estabilidade, segurança, força para viver a bonança e vencer as tempestades que ao longo da nossa vida vão surgindo. Sem Ele seremos como barcos à deriva sem rumo, sem norte, sem Esperança, por isso, faz todos o sentido, para qualquer cristão celebrar com muita alegria esta Esperança que é o próprio Jesus como meta a atingir.

E foi isso mesmo que a seguir fizemos, celebramos, em comunidade, numa alegre e participada Eucaristia onde agradecemos a Deus o dom da Esperança como âncora do coração que nos fará firmes no propósito de chegar até Deus. Recebemos das mãos do Padre Vidinha uma âncora como símbolo da Esperança a que nos queremos agarrar diariamente.

No final, com beijinhos e abraços recebemos um doce manjerico com uma mensagem de “despedida”, para alguns, pois o ano catequético está prestes a finalizar: 

"Em mês de santos populares, 
 A esperança viemos festejar
                                             Com Jesus, de férias vamos entrar
                                            Para o ano connosco Ele quer contar"


Para a semana teremos e nossa festa da Família em Fátima. Para os que não podem ir fica um “até para o ano”, para os que vão um “até já”
 J





.


Sem comentários:

Enviar um comentário