segunda-feira, 13 de junho de 2016




“Os teus pecados estão perdoados. (…) A tua fé te salvou. Vai em paz.”

Uma mulher entra em casa de Simão para debruçar-se aos pés de Jesus. Como é que uma mulher pecadora consegue entrar em casa de um fariseu? Que coragem, que atrevimento! Teria que ter bons motivos. O único que é apresentado é o de realizar este gesto de arrependimento e de ternura sem igual.

Depois de ter mostrado o seu arrependimento e amor com gestos tão ternos, Jesus perdoa os muitos pecados da mulher pecadora e envia-a em paz para continuar a fazer o bem que agora recomeçou a fazer, graças à sua fé, ou seja, à confiança em Jesus e à sua coragem.

Segundo Jesus, o pecado “resolve-se” assim: primeiro fé e arrependimento; depois, perdão; de seguida, paz e, finalmente, amar. Ou seja, quanto mais confio e me arrependo, mais sou perdoado e me sinto em paz. Quanto mais perdoado e em paz, mais sou capaz e devo amar, evitando, assim, o pecado.

A Tua Palavra recorda-me que nada me pode separar do teu amor. Faz-me compreender, Senhor, que o meu pecado pode ser uma ocasião extraordinária para me aproximar de ti e sentir a graça do teu perdão, para depois, em paz, me aproximar dos meus irmãos.



Meditando para o 11º Domingo do tempo comum do ano C



Sem comentários:

Enviar um comentário