quinta-feira, 7 de março de 2019

catequese 3º ano




Coisas há que se fazem sem pensar no que representam. Uma delas é o “Acolhimento”. Na catequese, acolhemo-nos uns aos outros em nome de Jesus. Vai para lá do acolhimento enquanto pessoas que se reúnem em grupo, pois trata-se de um grupo especial: o Grupo dos Amigos de Jesus.

Por isso, esta semana começamos a catequese cantando:

Braços no ar para gritar
Braços a abrir – para acolher
Braços em cruz – para dizer:
Aqui, aqui está Jesus!



Se está aqui Jesus, e está de facto, ao longo do encontro tivemo-Lo sempre presente. Nos amigos que nos contaram como foi a semana e, depois, pelas palavras do Apóstolo S. Paulo:

 “o Senhor Jesus na noite em que era entregue, tomou pão 24e, tendo dado graças, partiu-o e disse: «Isto é o meu corpo, que é para vós; fazei isto em memória de mim». 25Do mesmo modo, depois da ceia, tomou o cálice e disse: «Este cálice é a nova Aliança no meu sangue; fazei isto sempre que o beberdes, em memória de mim.» 26Porque, todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciais a morte do Senhor, até que Ele venha” (1 Cor 11, 23-26)


Partindo desta leitura, reflectimos sobre a Eucaristia, a sua importância para os cristãos e o seu significado. Através do Sr. Padre, Jesus torna-se presente no pão e no vinho, que será o seu Corpo entregue por nós. Por amor a cada um, Jesus doou a sua vida e, hoje, continua a manifestar o Seu amor através da Eucaristia.

Esta palavra, Eucaristia, é uma palavra grega que significa acção de graças, agradecimento. Grande parte da missa, nós estamos a louvar, a agradecer, e a bendizer a Deus, pelo seu grande amor e por nos ter dado Jesus.

Terminamos o nosso encontro com a participação na Eucaristia.

Ao longo da catequese, sentimos que tudo quanto fizemos e dissemos foi também para Jesus. Fizemos deste momento, um momento especial para todos, onde todos se sentiram bem.


Foi um momento de encontro com Jesus e com os amigos.

Boa semana e até ao próximo encontro 😐





Sem comentários:

Enviar um comentário