sexta-feira, 22 de março de 2019



Catequese 8.º Ano



Nas duas últimas semanas descobrimos que o sentido cristão da vida exige que cada um de nós se abra aos outros pelo diálogo e pela partilha e faça experiência de participação na comunidade cristã. É que ninguém pode desenvolver-se e ser feliz sozinho. Por isso, para o cristão, um projeto de vida só é possível se cada um descobrir a alegria de viver com os outros, de ser solidário e de viver a fé de forma empenhada na Igreja e na sociedade. 

Aprendemos de Jesus que o próximo é aquele que está ao nosso lado e que, as suas necessidades, não nos podem deixar indiferentes. 

Ao nosso lado pode estar a mãe, o pai, a avó, o vizinho ou aquele que encontramos na paragem do autocarro… a qualquer momento pode precisar da nossa ajuda. 

Já todos experimentamos que, quando respondemos com prontidão á necessidade do outro, ficamos felizes e fazemos o outro feliz. 

E Jesus, hoje, através da parábola do bom samaritano, quis dizer-nos que o amor cabe em todo o lugar e abrange todo aquele que precisa da nossa atenção, do nosso auxílio, da nossa misericórdia. Não basta saber que se deve amar, mas é preciso pôr o amor em prática. 

É certo que na catequese Jesus vai-nos falando acerca deste amor posto em prática, mas ás vezes andamos distraídos. Na oração pessoal e na participação na Eucaristia Dominical, encontramos o alimento que nos ajuda a mantermo-nos fiéis aos propósitos que fazemos nas nossas catequeses e para não esquecermos que, com Jesus amigo e companheiro de viagem, aqueles que encontramos nos caminhos da nossa vida podem experimentar, através de nós, o amor de Deus, basta querermos!




Sem comentários:

Enviar um comentário