quinta-feira, 7 de março de 2019

Catequese 4º/5º ano







“O Senhor é meu Pastor”




Esta semana voltamos a falar de Samuel. Samuel respondeu a Deus “Fala Senhor, o teu servo escuta”, mas o que vem depois disto? Fomos procurar na bíblia e descobrimos que “Samuel ia crescendo e o Senhor estava com ele”. Mas como poderiam as pessoas reconhecê-lo e porque nome o tratavam? Vimos que as pessoas chamavam a Samuel “Profeta do Senhor”.
Profeta é aquele que “fala no lugar ou em nome” de Deus. Aliás, na bíblia, até se chama ao profeta a “boca de Deus”. Por isso os profetas são tão importantes e devem ser ouvidos com toda a nossa atenção. Até há uma parte na bíblia que tem o nome derivado dos profetas – os Livros Proféticos.
Então, nesta catequese exploramos os Livros Proféticos, em especial o livro do profeta Ezequiel. Ezequiel foi profetizar contra as pessoas que cuidavam do povo de Israel, o povo de Deus. Pois, o rei, os dirigentes, os sacerdotes da altura, que deveriam cuidar do povo, não o estavam a fazer. Pelo contrário, estavam a maltratar o povo.
Depois das palavras de Ezequiel podemos concluir que Deus é como um pastor que cuida do seu rebanho, que somos nós. Com Ele a guiar-nos nunca estaremos sós.





Sem comentários:

Enviar um comentário