Catequese 4.º/5.º Ano
“Deus Convida o Seu Povo à Conversão”
Esta semana tivemos que pensar em alguma coisa que tenhamos feito e que tenha prejudicado ou magoado alguém, seja outra pessoa ou a nós mesmos.
Todos nós, ao longo da nossa vida, fazemos coisas erradas pelos piores motivos. Mas, todos nós, de uma forma ou de outra, somos chamados à atenção por pessoas que se preocupam connosco, que querem a nossa felicidade.
Ao longo da história, o Povo de Deus lutou com muitas dificuldades e também cometeu os seus erros…
Depois de o Povo ter saído do Egipto fez uma aliança com Deus, que tinha regras a cumprir para viver em paz e felicidade – os mandamentos. Com o tempo, o Povo esqueceu-se de Deus e dos seus mandamentos e começou a errar. Conheceu outros povos, que adoravam outros deuses, e começou a esquecer-se de tudo o que Deus tinha feito por ele. Chegando ao ponto de não agradecer a Deus tudo o que Este lhes dava. Também maltrataram os mais fracos e roubaram os mais pobres, estando, desta forma, o Povo a destruir a paz, a harmonia e a felicidade que tinha antes.
Começou, assim, a construir-se uma sociedade egoísta, injusta, opressora, onde as pessoas sofriam e eram infelizes.
Mesmo assim, Deus continuava a amar e a querer que o Povo fosse feliz.
Então, Deus chamou os seus Profetas e enviou-os ao encontro do Povo para lhes dizer que “é preciso mudar de rumo, pois esse caminho que seguis só vos vai fazer sofrer… Convertei-vos! Voltai para mim! Escutai as minhas indicações, vivei de acordo com os mandamentos, pois só eles vos ajudarão a encontrar o caminho da vida e da felicidade”. Foi isto que Deus disse ao seu amado Povo.
A este pedido de mudança, de “transformação” chamamos de conversão. É isso que devemos fazer nesta altura da Quaresma, pensar naquilo que devemos mudar. Nós ficamos de pensar nisso em casa e vocês, que atitude vão transformar e tornar num gesto de amor de Deus?
Sem comentários:
Enviar um comentário