quarta-feira, 12 de maio de 2010

catequese 3º ano




A festa da Eucaristia é uma festa de grande importância e beleza. Toda a comunidade cristã partilha a alegria, mostra a amizade e carinho que tem pelos meninos e meninas que vão realizar a sua Primeira Comunhão.

Mas porque é tão importante esta festa?
Porque é a primeira vez que se recebe Jesus presente na Eucaristia. É uma visita maravilhosa de Jesus.

Não é uma visita de passagem mas o início de uma amizade duradoira com o Senhor Jesus que enche de beleza e encanto o percurso do crescimento da vida das crianças.

A Primeira Comunhão é, portanto, um encontro sacramental com Jesus nosso amigo, nosso caminho, nossa esperança.
Ele bate à porta do nosso coração, pede para entrar e ficar connosco.


Como já sabemos, o Senhor Jesus está presente no sacramento da Eucaristia. Nós não O vemos porque é uma presença oculta, em forma sacramental, ou seja, através dos sinais visíveis do pão e do vinho consagrados.

Ele prometeu ficar connosco todos os dias. É sobretudo através da Eucaristia que cumpre esta promessa. Por isso, a Igreja considera a Eucaristia como o maior dom do Seu amor. Foi o testamento que nos deixou na Última Ceia com os Seus Apóstolos, na véspera de partir.

A partir da Primeira Comunhão, passamos a viver mais unidos ao Senhor que nos toma pela mão e caminha juntamente connosco na vida.

Ele quer permanecer em nós e que nós permaneçamos unidos a Ele. Como Ele próprio afirmou: "Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós…



No passado dia 9 de Maio, os nossos meninos do 3º ano, com alguma ansiedade mas com muita alegria celebraram a sua festa da Eucaristia. Foi um momento muito especial! Não houve quem não se emocionasse com as crianças que faziam dos seus pequenos coraçõezinhos sacrários vivos de Jesus! O momento de Acção de Graças também foi de muita emoção pois estes meninos consagraram-se a Maria pedindo-lhes a Sua bênção e ajuda para que consigam conservar e ser fortes na sua fé ainda em construção.

O que resta a nós catequistas é orar para que as famílias das nossas crianças acompanhem cada uma delas para que possam dar bons frutos na nossa comunidade!




1 comentário:

  1. "Eucaristia: a Festa dos Corações Agradecidos

    Eu gosto de chamar à Eucaristia a Festa dos Corações Agradecidos, porque é por excelência a celebração festiva da nossa Gratidão ao conhecermos o Amor de Deus que é Graça. É a Graça de Deus, que Se faz Dom imerecido, que nos faz desbordar em Gratidão.

    Eucaristia significa Festa!

    Eucaristia significa literalmente gratidão!"


    De salientar também o quão bonitos estão estes lindos jovens deste lindo grupo!!
    Parabéns a Todos!
    Que Jesus esteja convosco!!

    ResponderEliminar