quarta-feira, 26 de maio de 2010

Catequese 3º ano



Esta catequese, para além de ser de revisão dos sete sacramentos, que temos vindo a falar ao longo do ano, pretendeu mostrar a sua origem, em Cristo, e a sua distribuição, pelas fases principais da vida cristã.

SACRAMENTO” vem de “sacro” que significa sagrado ou santo.
Os sacramentos são os meios que Deus nos vai dando para sermos santos, como Jesus e com Jesus.
Jesus mostrou o seu grande amor por nós, na cruz, para depois ressuscitar.
Também nós podemos dar a vida pelos outros: cumprindo o nosso dever em casa, na escola, na catequese, ser generosos, principalmente com os que mais precisam, brincando com o colega com quem toda a gente goza, etc.
Tudo isto faz parte da nossa cruz.
Fazemos tudo isto porque amamos os outros e quem ama, ainda que custe, fica sempre feliz.
É este o amor que Cristo nos dá e coloca no nosso coração com os sacramentos que vamos recebendo ao longo da vida.
Os três primeiros sacramentos, Baptismo, Eucaristia e Confirmação, são chamados de “INICIAÇÃO CRISTÔ. São os sacramentos que nos fazem cristãos, nos levam a ser de Cristo e a sermos felizes.
Aos sacramentos da Penitência e da Unção dos Enfermos, chamamos sacramentos de CURA” porque eles nos curam as doenças do corpo e da alma”.
Ordem e Matrimónio são os sacramentos de “SERVIÇO E COMUNHÃO”.

O próprio Jesus, na última ceia, nos disse que veio para servir.
Pois bem, tanto os Padres e Bispos como os casais que receberam o Matrimónio, são as pessoas que mais dão a vida por nós e contribuem para vivermos em comunhão, estão sempre ao serviço dos outros. Pensemos por exemplo nos nossos pais…

E porque não é fácil servir e quem serve precisa muito da ajuda de Deus, nós rezamos uma oração pelos casais a pelos sacerdotes.

Os meninos levaram para casa o compromisso de relembrarem, em cada dia da semana, um sacramento, para depois, no próximo sábado, nos dizerem qual dos sete, acham que é o mais importante.

Beijinhos e até sábado.





Sem comentários:

Enviar um comentário