terça-feira, 18 de maio de 2010

catequese 3º ano



Para além de celebrar a Eucaristia, de confessar, baptizar, ungir os doentes e outras coisas, o Sr. Padre também preside aos casamentos.

Para falar do sacramento do matrimónio tivemos, na nossa catequese, o casal Lurdes e Faria que nos vieram falar da sua vida matrimonial, desde o namoro até ao presente da sua vida familiar. Um testemunho de que, em Cristo, é possível uma vida familiar verdadeiramente feliz.
Esta catequese decorreu em forma de entrevista. Das várias questões feitas pelos meninos, destacamos três:
-como se conheceram e foi o vosso namoro?
-como foi o vosso casamento?
-como tem sido a vossa vida de casados?
Em todas as respostas dadas, uma constante é evidente: Jesus. Ele está presente em todos os momentos importantes da vida deste casal.
Deram relevo à leitura que ouviram no dia do seu casamento (Ef. 5, 25-32) onde Jesus compara o amor do casal ao amor que Ele sente pela sua Igreja, e ao próprio acto de consentimento matrimonial onde sentiram Jesus, ali presente, a abençoá-los com todo o Seu infinito amor.
A partir desse momento ficaram unidos no amor do Senhor e têm procurado viver como “uma só carne”, como S. Paulo lhes dizia na dita leitura.
As dificuldades do casal têm sido ultrapassadas através do diálogo, da ajuda mútua, pelo perdão e sobretudo pela oração. É em Jesus que encontram as respostas, que os tornam capazes de se manterem unidos, um com o outro e os dois com as duas filhas nascidas deste amor.
Os meninos não puderam deixar de agradecer ao casal o seu testemunho, rezando unidos o Pai Nosso, pedindo ao Senhor a bênção para este e todos os casais cristãos, e cantando alegremente: “a nossa família é berço de amor, é berço da paz, em nosso Senhor”.

Levaram para casa o compromisso de contarem aos pais o testemunho que ouviram, de rezar pelas respectivas famílias e, sempre que o fizerem, pintar as mãos postas que estão na pag. 116 do catecismo, e de desenharem uma fotografia da sua família no quadro reservado para tal, da mesma pag. do catecismo.

Beijinhos
Até Sábado

Sem comentários:

Enviar um comentário