quinta-feira, 13 de maio de 2010

ROSAS EM CADEIA


Foi há 90 anos que tudo começou. E quem já não passou por lá? O Santuário de Fátima é um local de paragem obrigatória para quase todos os portugueses. Com mais ou menos fé, para cumprir uma promessa; para ir rezar, pedir pela família, para que Nossa Senhora ajude nisto ou naquilo, benzer o carro… agradecer uma graça recebida… Estando lá é preciso ir à missa e rezar o terço. E lá vamos escutando o que Nossa Senhora disse às três crianças: «Rezai, rezai o terço todos os dias.»

O terço é uma oração muito antiga na Igreja. Chamamos-lhe rosário. Teve a sua origem no século XIII. Consiste em recitar 150 ave-marias. Porquê este número? Porque o livro dos salmos, na Bíblia, tem 150 salmos. Um salmo é uma oração em forma de poema que o povo judeu utilizava no seu culto. O livro dos salmos é a colecção destes poemas. Ora, os monges rezavam ou cantavam os salmos em latim. Mas o povo não os podia acompanhar. As pessoas não os sabiam. Então os monges inventaram esta forma simples de oração. A ave-maria, toda a gente sabe. Por cada salmo, uma ave-maria. E assim nasceu o rosário.

Cadeia de rosas
Porque é que se chama rosário? Rosário vem de rosa. A rosa é uma flor muito simbólica no Cristianismo. Significa a vida e o amor, feitos de beleza e espinhos. No vermelho da rosa muitos viram o significado do sangue (vida) que Jesus derramou por amor de nós. O povo cristão chamou a Maria «Rosa mística», devido a este simbolismo da rosa. Maria viveu como Jesus: entregou a sua vida a Deus e aos outros, por amor. A recitação das 150 ave-marias era vista como um entrançado de rosas. Daí veio o nome «rosário».

Progressos
Esta oração tornou-se muito popular entre as pessoas. Era fácil de rezar. São Domingos, no século XIII, teve nisso um papel importante. Deu-lhe uma nova estrutura. Dividiu as 150 ave-marias em grupinhos de dez. Cada um começava com um pai-nosso e concluía com um «Glória ao Pai». A cada grupinho chamou-lhe dezena. Mas fez mais. A cada dezena fez corresponder um episódio da vida de Cristo e de Maria, ao qual também chamou mistério. Porquê? Para que ao rezarmos o rosário possamos contemplar toda a vida de Cristo.
E agora podes perguntar: se contemplar é meditar, apreciar, admirar, o que é que isso tem a ver com a repetição infinita das ave-marias?

Sempre o mesmo?!
Pois é isso mesmo: o rosário é uma oração de repetição. Às vezes pode tornar-se cansativa. Estar sempre a dizer o mesmo!!! A gente até se distrai a pensar noutra coisa. Ora aí está: a oração de repetição ajuda-nos a libertar o espírito e a irmos mais além. Quando aprendíamos a ler, quantas vezes tivemos de fazer cada letra até a sabermos escrever bem?! Foi preciso repetir muito! Quantas vezes os jogadores de futebol têm de treinar (repetir) os lances para que eles saiam bem nos jogos! Quantas vezes precisamos de meditar na infância de Jesus para que a sua atitude de humildade comece também a entrar em nós?! Quantas vezes é preciso olhar Jesus a caminho do Calvário com a cruz para criarmos em nós a mesma disponibilidade para dar a vida pelos outros?! Ou então quantas vezes é preciso olhar para Jesus ressuscitado para nos convencermos que Deus é maior que os nossos sofrimentos?! O rosário é uma oração que nos leva, através da repetição, a libertar o espírito, para nos encontrarmos com Jesus e a deixar que o nosso coração fique mais perto dele.

O terço
Então e o terço? O terço é o objecto que usamos para rezar o rosário. Também se pode dizer rosário ou contas. Chama-se terço, porque tem cinco dezenas, ou seja, é um terço do rosário. Em cada terço meditamos numa fase da vida de Cristo e de Maria: a infância (mistérios gozosos); a paixão e morte (mistérios dolorosos); a ressurreição (mistérios gloriosos). No ano de 2002, o Papa João Paulo II acrescentou mais uma fase da vida de Cristo: a vida pública. Chamou-lhe mistérios luminosos.
«Rezai o terço todos os dias», disse Nossa Senhora em Fátima. Quer dizer, «em cada dia dedica um pouco do teu tempo a contemplar o meu Filho Jesus. Torna-te parecido com Ele. Encontrarás o caminho da paz.»

Para reflectires
– Já rezaste o rosário muitas vezes?
– Como te sentiste?
– Já conhecias o significado desta oração?
– Qual o aspecto que mais te chamou a atenção?
– O que achas desta mensagem que Nossa Senhora deixou em Fátima?

Por: ISABEL ROSÁRIO, Serva De N.ª S.ª De Fátima revista Audácia

Sem comentários:

Enviar um comentário