terça-feira, 25 de maio de 2010

O que é o Pentecostes





Era para os judeus uma festa de grande alegria, pois era a festa das colheitas. Acção de graças pela colheita do trigo. Era também chamada festa das sete semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da Páscoa, no quinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa "quinquagésimo dia".

No Pentecostes o Espírito, com o dom das línguas, mostra que a sua presença une e transforma a confusão em comunhão. O orgulho e o egoísmo do homem geram sempre divisões, erguem muros de indiferença, de ódio e de violência.




O Espírito Santo, ao contrário, torna os corações capazes de compreender as línguas de todos, porque restabelece a ponte da comunicação autêntica entre a Terra e o Céu. O Espírito Santo é Amor.

Quem é o Espírito Santo?

O Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho. Sua presença traz consigo o Filho e o Pai. Por Ele somos filhos no Filho e estamos em comunhão com o Pai.

Os sete dons do Espírito Santo: Sabedoria, inteligência, ciência, conselho, fortaleza, piedade e temor de Deus, ajudam a entender os planos de Deus na vida de cada cristão. Mas, também, capacitam para superar o perigo da indiferença e do medo, para amar a Deus como Pai. Estes dons, ainda, empenham os cristãos na luta por um mundo mais justo e humano e para perseverar na fé e na esperança, mesmo no meio dos desafios e dificuldades.

Eles resumem toda a acção do Espírito Santo nas pessoas.

Os dons doados pelo Espírito de Deus não tornam as pessoas passivas, inertes, acomodadas. Mas, pelo contrário, o cristão que toma consciência de que está imbuído dos seus dons, transforma sua vivência.

Nós podemos pedir a acção do Espírito Santo, todos os dias da nossa vida, pois Ele está dentro de nós desde o dia do nosso Baptismo.

Pentecostes é a acção poderosa do Espírito Santos em nós.


Sem comentários:

Enviar um comentário