quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Catequese 4º ano







Descobrimos, nesta semana, que “O prometido do meu Pai” é o Espírito Santo.


No dia de Pentecostes (50 dias a seguir à Pascoa), quando os Apóstolos estavam todos reunidos, fez-se ouvir um rumor semelhante a uma forte rajada de vento, e, sobre eles, apareceram uma espécie de línguas de fogo que os encheu do Espírito Santo de tal forma que começaram a falar outras línguas.

Assim é o Espírito de Deus! É como o ar que respiramos e sem o qual não conseguimos viver. Precisamos Dele para vivermos melhor, isto é, de um modo que nos faça fortes e felizes.
O Espírito Santo é como o fogo que nos ilumina e aquece. Precisamos Dele para vermos melhor os outros, ver por onde andamos e para nos aquecermos uns aos outros com o calor do nosso amor.
É o Espírito Santo que nos ajuda a comunicar e a entendermo-nos.

Mas como é que o Espírito Santo foi prometido pelo Pai de Jesus?




Através de um profeta chamado Joel, um grande amigo de Deus que tinha vivido muitos anos antes de Cristo. Foi ele que disse que haveria de chegar um dia em que Deus enviaria o Seu Espírito a todas as pessoas.


Pois bem, era o que tinha acontecido, Deus acabava de realizar a promessa que tinha feito. Deus enviou o Seu Espírito através de Jesus depois de elevado ao Céu. Ele é que acabava de enviar o Espírito Santo, aquele fogo de amor que pôs os Apóstolos a falar as maravilhas de Deus.


A maior maravilha, foi aquilo que Jesus lhes mandou anunciar: que Ele era o Messias, aquele que tinha dado a vida por todos e que Deus o tinha ressuscitado dos mortos.


Além dos Apóstolos, muitas outras pessoas, depois de se converterem, receberam o Espírito Santo no baptismo e foram anunciar as maravilhas do Senhor.


Também nós recebemos o sopro e o fogo do Espírito Santo no nosso Baptismo, por isso, durante a semana, os meninos foram capazes de ir ao encontro de uma pessoa escolhida, falar de Jesus e registar nas folhinhas “A palavra de Deus na minha vida”, as suas reacções.
Não podemos deixar de agradecer a louvar Jesus por nos ter deixado o seu Espírito Santo, por isso, sempre que quisermos, podemos invocá-lo para que venha sobre nós rezando:


Vinde Espírito Santo,
Enchei os corações dos vossos fiéis
E acendei neles o fogo do vosso amor.
-Enviai, Senhor, o vosso Espírito e tudo será criado.
-E renovareis a face da terra.


-Durante a semana vamos, na folhinha "A Palavra de Deus na minha vida", escrever o nosso nome em letras bonitas  e desenhar, sobre ele, uma lingua de fogo com a nossa data de baptismo.
- Vamos também escrever o que nos leva a fazer o Espírito Santo e passar a oração que aprendemos para a respectiva folha.
  

Beijinhos e até Sábado  



Sem comentários:

Enviar um comentário