quarta-feira, 16 de março de 2011

catequese 4º ano


Logo a seguir aos quatro Evangelhos encontramos o livro dos Actos dos Apóstolos. Este foi escrito por S. Lucas e conta-nos os que fizeram os Apóstolos após a subida de Jesus ao Céu, o Pentecostes.



Os apóstolos, cheios do Espírito Santo, anunciaram a Boa Nova de Jesus Ressuscitado a muitas pessoas que se converteram. Por isso foram perseguidos e até mortos como foi o caso de S. Estevão que, por proclamar que Jesus era o Messias, o Filho de Deus, foi apedrejado até à morte.


Paulo, um dos assistiu a esta morte, foi um dos maiores perseguidores de Cristãos, mas algo de inesperado e extraordinário aconteceu com ele!!!




Em Act. 9, 1-22, vimos como S. Paulo se viu envolvido pela luz de Cristo Ressuscitado. Vimos como a sua vida se transformou após um encontro com o próprio Jesus ao ponto de se vir a revelar um dos melhores amigos e seguidores de Jesus.


Jesus, ao ir ao encontro do inimigo (Paulo), mostrou-nos a força de quem tem Deus consigo, revelando assim a sua filiação com Deus e o seu grande amor por todos sem excepção.


Paulo percebeu isto mesmo, só quem tem Deus consigo é capaz de amar até o inimigo e sentindo-se arrebatado por este amor nunca mais foi capaz de parar de o anunciar.


E nós?
Temos a noção da dimensão deste amor?
Temos Deus dentro de nós?
Isso leva-nos a fazer coisas diferentes?

Pelo que os meninos têm revelado nas suas folhinhas da “Palavra de Deus na minha vida”, SIM! Conhecer Deus tem-nos levado a fazer coisas diferentes e por isso, durante a semana, vamos fazer uma oração a Jesus louvando-O e agradecendo-Lhe tudo o que tem feito por nós.
Vamos também ler o capítulo 13 e 14 dos Actos dos Apóstolos para descobrirmos o que mais fez S. Paulo depois do encontro com Jesus.




Boa semana
Beijinhos



Sem comentários:

Enviar um comentário