quarta-feira, 23 de março de 2011


Entramos na 3ª parte do Novo Testamento, aquela que é constituída por “CARTAS”.

S. Paulo anunciava fervorosamente Jesus Cristo Ressuscitado e quando conseguia um bom grupo de pessoas convertidas, esses, formavam uma comunidade cristã.
 S. Paulo procurava acompanha-los, ajudá-los, mesmo depois de as deixar para ir para outras terras. Mesmo de longe, ele continuava ligado a essas comunidades através de Cartas que os ajudavam a fortalecer, a não desanimar e a continuar firmes na fé.





Estas “CARTAS” são também para nós como nos diz S. Paulo em 1Tes 5,27 “advirto-vos pelo Senhor que esta carta seja lida a todos os irmãos”.

O que S. Paulo escreveu é tão importante que as várias comunidades as foram lendo e guardando no coração até chegar até nós. Eram e são lidas na Eucaristia pois é onde a comunidade cristã se reúne para rezar e partir o pão.





 E porque nós acolhemos a palavra que ele pregou como palavra de Deus activa em nós, Paulo, em 1 Tes 2,3, dá graças a Deus por nós.
Na catequese e através da “palavra de Deus na minha vida” temos registado o que tem feito em nós esta palavra e o que temos feito para que ela permaneça em nós, por isso demos graças a Deus cantando e rezando as orações pessoais do compromisso da semana passada, alegres e confiantes de que a graça e a paz de Jesus Cristo estão connosco.


S. Paulo diz-nos em 2 Cor 3,3, que somos uma carta de Cristo e assim é, quando nós, no bem que fazemos e dizemos tornamos presente e visível Jesus na nossa vida fazendo com que os outros O vejam com os olhos do coração.

Agora é a nossa vez de escrevermos uma carta a S. Paulo dizendo-lhe o que temos feito na nossa vida inspirados pelo que temos aprendido na catequese, este é o nosso compromisso desta semana.




Beijinhos e bom trabalho.






Sem comentários:

Enviar um comentário