segunda-feira, 21 de março de 2011

“Somos chamados a deixarmo-nos transfigurar”
Deus chama Abraão para que saia da sua terra e indica-lhe o caminho da nova terra, fonte de bênção e de graça. Jesus revela a terra aos apóstolos de forma mais concreta. Para aceder a ela, a ressurreição, é necessário percorrer o caminho da cruz de cada dia.
A sociedade de hoje perdeu a qualidade de ser agradecida, porque não quer reconhecer o caminho da cruz, apenas quer o que lhe dá prazer; considera que tudo são direitos seus, mas não obrigações, perdeu de vista o que é esforço, disciplina, sacrifício…, e perdeu a graça de ver o presente de Deus de cada dia.
Preparemos o nosso coração para ver a realidade que o homem procura encobrir com as suas ideologias, com a sua loucura, com a sua ignorância, e não sofrer as consequências do nosso egoísmo. O cristão está chamado a uma vida santa, a transfigurar o homem e devolver-lhe a sua identidade de filho de Deus, pela qual todos somos irmãos, não estranhos. Mas precisamos de assumir os duros trabalhos do Evangelho: seguir Jesus. Pelo que não podemos esquecer que a transfiguração de Jesus no Tabor é prenúncio da sua glorificação.
Quando damos o nosso sim e seguimos Jesus, Ele faz-nos participantes da sua graça. Entramos no conhecimento de Cristo, quando nos é pregada a sua Palavra, quando estabelecemos com Ele uma relação de intimidade. Então, começamos a confiar N’Ele, e se deixamos que Ele nos ame de verdade, Ele transfigura-nos.

Meditando para a 2ª Semana da Quaresma Ano A, adaptado de "Pistas de Oração" da Comunidade Missionária Verbum Dei

Sem comentários:

Enviar um comentário