sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Catequese 2º ano







Lembram-se da entrevista que os meninos ficaram de fazer ao pai ou à mãe, ou a ambos, sobre o que eles admiram mais em Jesus?
Pois bem, iremos postando aqui algumas das respostas que foram obtidas; e, começamos já hoje.

Eis a resposta de uma mãe:

 “O que mais admiro em Jesus é a sua capacidade de amar. O facto de Jesus estar sempre presente na minha vida, quer nos bons, mas principalmente, nos maus momentos, mostrando-me sempre o caminho certo a seguir.”

E foi desde amor que falamos na nossa catequese. Sem amor não somos capazes de crescer e de sermos felizes. Por isso é importante, não só ser amado, mas também amar os que nos rodeiam, principalmente os mais necessitados. Ainda bem que, nestes tempos tão difíceis, existem pessoas que disponibilizam parte do seu tempo para se dedicarem aos mais carenciados, procurando dar-lhes o que eles precisam; não só bens materiais mas também carinho e uma palavra amiga de conforto.

Um dia, ia Jesus a caminhar com os seus amigos. Eles estavam preocupados em descobrir qual deles era mais importante que o outro. Todos queriam ser o mais importante.
Quando Jesus se apercebeu do que estava a aconteceu, parou e, pegando numa criança ao colo, disse-lhes que se alguém quiser ser o maior, o primeiro de todos, há-de ser o último de todos e o servo de todos. Disse também:

“Quem receber um destes meninos em meu nome é a mim que recebe; e quem me recebe, não me recebe a mim mas àquele que me enviou.”

Com este gesto Jesus quis nos dizer que o “maior” de todos é aquele que mais ama os outros.

Será que somos “maiores” como Jesus?

Da partilha dos meninos ficamos a saber que eles já se preocupam muito com os amigos e os colegas da escola. Também estão atentos para ajudarem os pais, e os avós, sempre que eles precisam.

Para experimentarmos, em grupo, a alegria de ajudar os que precisam, vamos fazer um cabaz, segundo a disponibilidade de cada um. Depois, iremos todos leva-lo a uma instituição que, para além de precisar muito da nossa ajuda, já nos tinha convidado a visitarmos as suas instalações. Depois contamos como foi …

Boa semana na companhia de Jesus …




Sem comentários:

Enviar um comentário