segunda-feira, 11 de novembro de 2013













Fé na Ressurreição

A vida é eterna, definitiva. Jesus afirma a existência da vida após a morte, contra os saduceus que não acreditavam na ressurreição. Essa vida que perdura não é, como eles imaginavam, uma mera prolongação da vida orgânica. Jesus diz que a “outra vida” é diferente, ali ninguém se casa nem pode morrer. O próprio Deus é o fundamento dessa nova realidade. Porque é o Deus da vida, o Deus da Aliança. A fé e a esperança na ressurreição devem traduzir-se num compromisso por defender a vida. A fé na ressurreição não nos retira da história, ao contrário, nos encarna mais profundamente nela, pois o sentido último está na vida. Deus “não é um Deus de mortos mas de vivos”.
A certeza da ressurreição não deve ser, apenas, uma realidade que esperamos; mas deve ser uma realidade que influencia, desde já, a nossa existência terrena. É o horizonte da ressurreição que deve influenciar as nossas opções, os nossos valores, as nossas atitudes; é a certeza da ressurreição que nos dá a coragem de enfrentar as forças da morte que dominam o mundo, para que o novo céu e a nova terra que nos esperam comecem a desenhar-se desde já.

Pai, és Deus da vida e Deus dos vivos, e queres todos os seres humanos em comunhão contigo para sempre. Ajuda-me a viver, já nesta vida, esta comunhão eterna.



Meditando para o 32º Domingo do tempo comum do anoC




Sem comentários:

Enviar um comentário