quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Encontro com Pais continuação...
 


Cada grupo, formado de acordo com as horas do relógio que tinham recebido no início do encontro, deveria escolher um porta voz, para em plenário, partilhar as conclusões a que chegou.

Eis, de forma sucinta, as conclusões dos grupos:
 
Grupo das 12H30:
“Onde está o que procuramos?
Passamos a vida à procura de algo, sem saber bem o  que procuramos. Algo que nos preencha! O Amor, a Paz, o encontro com Deus …
Que fazer? Ajudar o nosso semelhante. Percorrer o caminho que Deus nos ensinou, tentar fazer das suas palavras a nossa vida.”
Grupo das 8H00:
“O nascimento da minha filha despertou-me para a vida. O que me deu mais responsabilidades, mas também mais forças para lutar e sobreviver.
Que caminho percorrer? Tantas possibilidades de escolha. O que posso escolher? Existe o receio de fazer uma má escolha. Todas as escolhas têm consequências boas e más …
Onde está Deus? Todos perguntamos. Às vezes duvidamos que Ele exista, pois queremos que Ele seja sempre a nossa solução mas, temos de ser nós a ultrapassar os problemas para sermos mais fortes.
Rezamos e pedimos a Deus por nós. Mas, nem sempre temos tempo para ouvir a Sua resposta. Estamos adormecidos na roda do tempo.
Precisamos de despertar os nossos sentidos. Mas como?
- Encontrar alegria, em cada pequena coisa que fazemos.
- Tentar encontrar amor nas pequenas coisas.
- Muitas vezes, rezar renova a nossa energia e abre-nos à luz.”
Grupo das 5H00:
“Onde está o tempo para nós e para os nossos?
A obsessão pelo trabalho e pelas tarefas (domésticas ou não), muitas vezes sobrepõem-se ao que é, ou deveria ser, mais importante na vida de cada um.
Muitas vezes funcionamos em modo “automático” e é importante parar! Dar atenção aos filhos e as pessoas que nos rodeiam.”
Grupo das 1H30:  
“O que mais nos chamou à atenção, e o que realmente constatamos, é que adormecemos no nosso dia a dia, caindo na rotina e na monotonia da vida … esquecendo o que é mais importante: a felicidade, a relação e amizade com os que nos rodeiam.
Tudo isto leva-nos a uma questão: O que procuramos na vida? E, o que fazer para o encontrar?
Nesta reflexão concluímos que toda esta monotonia, esta forma de vida, nos mantém afastados da Igreja e de Deus… mas, no nosso dia a dia, há sempre alguma forma de mostrarmos que ainda pudemos despertar!”
Grupo horas variadas:
 “O que nos despertou?
- As múltiplas tarefas que executamos no dia a dia não nos deixam tempo para pensar.
- O despertar de alguém para ajudar a quem nada tem: medicina, calor humano, solidariedade, ajudar sem nada em troca.
- Despertou-nos a frase: «Há tantos caminhos para percorrer». Tantos caminhos para percorrer e não saber para onde ir. No meio de tanta oferta, é muito difícil escolher o caminho certo (correto).”
Foram as reflexões destes grupos de pais, mas, com certeza, que muitos se revêm nestas reflexões, que exprimimos com as nossas palavras. Mas há uma Palavra que não pudemos deixar de escutar. É a palavra de Deus, que chegou até nós, através do apóstolo S. Paulo, na carta que ele dirigiu ao povo romano.
Rm 13, 11-12: “Sabeis em que tempo vivemos: já é hora de acordardes do sono, pois a salvação está agora mais perto de nós do que quando começámos a acreditar. A noite adiantou-se e o dia está próximo. Despojemo-nos, por isso, das obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz.”
S. Paulo começa por nos perguntar se sabemos em que tempo vivemos. Como se fosse possível não sabermos. Mas, é precisamente por vivermos este tempo, que devemos despertar. Temos estado adormecidos e instalados.
Jesus disse várias vezes: "Estai atentos e despertos”. Era a sua grande preocupação: a de que o fogo inicial se apagasse e os seus seguidores ficassem adormecidos. É o grande risco dos cristãos: acomodarmo-nos confortavelmente nas nossas crenças, "acostumarmo-nos" ao evangelho e viver adormecidos na prática tranquila de uma religião parada. Como despertar?
Primeiro é preciso olhar para Jesus e sintonizarmo-nos com a primeira experiência que desencadeou tudo. Não basta seguir "corretamente" a tradição. Temos de enraizar a nossa fé na pessoa de Jesus, nascer de novo do Seu Espírito. Só Jesus nos leva de volta ao essencial.
É necessário reavivar a experiencia de Deus. O essencial do Evangelho não se aprende, cada um deve-o descobrir no seu interior como Boa Nova de Deus. Temos de aprender e ensinar os caminhos que nos levam a Deus.
Jesus durante a Sua vida e na Sua relação com Deus, não olhava ao pecado, à moral ou à lei, mas sim ao sofrimento das pessoas. Jesus amava os que sofrem acima de tudo e de todos. Não seguimos os passos de Jesus, se nos preocupamos mais com a religião do que com o sofrimento das pessoas. A fome, a humilhação, o sofrimento têm de nos comover como aconteceu com Jesus.
O Advento é um tempo apropriado para reagir. Não devemos esperar pelos outros.
Cada um de nós deve colocar de lado a indiferença, a rotina e a passividade que nos fazem viver adormecidos.
De que modo pudemos permanecer despertos? Escutando a Palavra de Deus e pondo-a em prática. Permanecer ligado a Jesus através da oração.
Unidos, com Jesus, numa só voz fizemos a oração:
 

 
 
Escutamos a Palavra de Deus, que vem sempre ao nosso encontro, e rezamos. Será que não há mais nada para fazer?
A escuta da Palavra e a Oração dão-nos a capacidade de mudarmos a nossa vida. Mas, para que isso aconteça, é preciso que cada um tenha vontade própria para a mudar. É preciso inverter valores, mudar rotinas e alargar o horizonte.
Deste encontro levamos o compromisso de não nos esquecermos que tempo é este: É tempo de:
“DESPERTAR OS SENTIDOS PARA DEUS”
Para ter sempre presente o nosso compromisso, ao longo da caminhada de Advento, cada família vai construir o seu próprio relógio. Cada quarto do relógio deverá reflectir a caminhada que fizemos para estar despertos e atentos, aos outros e a Jesus.
Enquanto o encontro com pais decorria, os mais pequenos estavam na sala de catequese, também eles a falar de Advento. E, para facilitar a vida aos pais, eles foram adiantando o trabalho do relógio, fazendo, cada um, o projecto do seu.
Estamos ansiosos de ver esses relógios …
 
Continuação de boa semana com Jesus e até sábado...
 
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário