terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Catequese 3º ano





“Ainda que a própria liturgia exerça sempre a sua função didáctica mesmo em relação às crianças, é necessário reconhecer toda a importância, na formação catequética paroquial, à catequese eucarística. Uma tal catequese, «bem adaptada à idade e à capacidade das crianças, deve ter em vista dar-lhes através das orações e dos ritos mais importantes, o sentido da missa, e também o que respeita à participação na vida da Igreja»           
(S. Congr. Dos Ritos, Instrução Eucharisticum Mysterium, de 25.05.1967, n.º14).    
                                                        



A catequese de sábado realizou-se na Igreja de Santa Maria de Rio Tinto. Foi uma catequese intergeracional, com a participação de todos os centros de catequese, e teve como objectivo dar a conhecer os diversos aspectos relacionados com a Eucaristia, começando logo pelo momento em que entramos na igreja.

A primeira coisa que devemos fazer quando entramos numa igreja é calmamente dirigir-nos para o lugar que pretendemos ocupar. Depois, dizemos “olá” a Deus Pai e a Jesus fazendo o sinal da cruz. Existem outros “cumprimentos” que podemos fazer: a inclinação, quando passamos em frente do altar, e a genuflexão (levar o joelho direito ao chão), quando estamos diante do sacrário ou quando o santíssimo está exposto.

Em seguida ficamos a saber quais os espaços que formam uma igreja: a assembleia, o espaço maior da igreja, o coro e o presbitério. Este último, destinado ao sacerdote e a todos os que servem na celebração, e começa nos degraus que lhe dão acesso.

Ficamos também a perceber o que é um ano litúrgico e os diferentes tempos que o compõem, bem como as cores dos paramentos para cada tempo.

No presbitério encontramos duas mesas: a mesa da Palavra, o Ambão, e a mesa da Eucaristia, o Altar. No Ambão proclama-se a de Deus. No Altar, acontece o Mistério da Presença de Jesus na Eucaristia, a transformação do pão e do vinho em corpo e sangue de Jesus Cristo. Neste momento são usados vários objectos, que constituem as alfaias litúrgicas, que nos foram dados a conhecer com a ajuda dos pais.

      Por fim, centramos a nossa atenção no Sacrário, o lugar especial onde se guardam as hóstias consagradas na           celebração litúrgica, forma pela qual se prolonga a Presença Eucarística de Jesus na Igreja. Ao seu lado está continuamente ligada uma lâmpada especial para indicar e honrar a Sua presença naquele local.
Diante do sacrário podemos adorar a Jesus presente na Eucaristia:

« … adorar é dizer: "Jesus, eu sou Teu e sigo-te na minha vida, nunca gostaria de perder esta amizade, esta comunhão contigo". Poderia também dizer que a adoração, na sua essência, é um abraço com Jesus, no qual eu digo: "Eu sou Teu e peço-te que estejas também Tu sempre comigo".» (Bento XVI, Encontro de catequese e oração com as crianças da primeira comunhão, Praça de São Pedro, 15 de Outubro de 2005)

Diante de “Jesus escondido”, como gostava de dizer o Francisco Marto, pastorinho de Fátima, e de joelhos no chão, com os olhos postos no Sacrário, quisemos rezar a Jesus a seguinte oração:

“Ó Jesus, nós Te agradecemos por ficares connosco no Pão da Eucaristia.
Tu que és tão nosso amigo, que queres ser para nós alimento que nos dá força para a nossa vida,
ajuda-nos a sermos cada vez mais teus amigos de verdade, e a viver como Tu nos ensinas, para que
nos possamos preparar para também nós te recebermos. Amén.”

No final desta catequese, contentes pelos ensinamentos que Jesus nos tinha reservado para hoje, alegremente Lhe cantamos: “Sou de Cristo, sou feliz!”. No coração levamos a seguinte mensagem:

Para todos levarmos no coração:

«A melhor catequese sobre a Eucaristia
             é a própria Eucaristia bem celebrada»
                                                                                                                                    
 (Bento XVI, Sac. Carit.64)



Boa semana com Jesus! Ele está sempre à nossa espera … já sabemos onde ….




Sem comentários:

Enviar um comentário