terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Catequese 3º e 4º ano








Jesus que passava e propunha aos homens largar tudo e segui-lO como discípulo, passou por aqui convidando pais e mães dos meninos do 3º e 4º ano para um encontro; um encontro para reflectirmos a Quaresma como um tempo de renovação para a Igreja e para cada um de nós, como um percurso de formação do coração, forte e firme, aberto a Deus. 

Vivemos numa sociedade onde há muitos ruídos que nos impedem de andar afinados. Estes ruídos chegam-nos, por exemplo, através dos «mass media». A televisão, a internet e tantos emissores de mensagens seduzem-nos a levar uma vida desafinada, isto é, individualista, egoísta, intolerante, materialista, consumista, sem ideais.

Precisamos, nesta Quaresma, de afinar a nossa vida pela «tonalidade» de Deus. Ter a vida afinada. Se a fé está enfraquecida, se a esperança se esvai, se o amor é tão frio que não alegra ninguém… então chegou o momento de afinar o nosso jeito de viver pelo jeito de viver de Jesus Cristo. Ele veio para animar a festa no nosso íntimo e no mundo.
Que melodia sai de cada um de nós? Estaremos muito desafinados?

Depois desta pequena reflexão, os pais foram convidados a fazer, por escrito, uma oração individual a Deus reflectindo o tempo, o amor, a esperança, o empenho, que Lhe dedicam, o que fazem ou não para manter a afinação alinhada com a de Deus e os desejos e propósitos para este tempo favorável á conversão.
Este foi o momento a sós com Deus, no silencio e na escuta a que se seguiu um Pai nosso rezado de mãos dadas como sinal de comunhão.


E foi a vez de os meninos participarem deste nosso encontro. Cantando alegremente, trouxeram-nos uma proposta muito bonita “Abre as portas do teu coração”

Esta é a proposta do nosso Bispo para esta caminhada quaresmal que nós abraçamos e queremos concretizar: “Abrir as portas do coração á alegria do Evangelho”.

A porta aparece-nos como símbolo de caminhada. Porquê uma porta? “Na linguagem da fé, a porta é um dos símbolos com o qual Jesus se identifica: “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim será salvo” (Jo. 10, 7 e ss)”.
Se abrirmos a porta, se deixarmos que Jesus entre no nosso coração, então, o nosso coração ficará cheio de alegria. Esta alegria espalhar-se-á, também, pela vida daqueles que vivem ao nosso lado, pois a alegria é contagiante.

Ao longo de sete semanas, iremos abrir e receber uma porta para reflectirmos e concretizarmos, em família, a vontade de Deus a partir do Evangelho de cada Domingo. Aos poucos iremos construir um coração aberto á alegria do Evangelho.

E foi o momento de darmos início á nossa caminhada, abrindo a 1ª porta.


Arrepende-te

Mc. 1, 12-15: Jesus foi para a Galileia, e proclamava o Evangelho de Deus, 15dizendo: «Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo: arrependei-vos e acreditai no Evangelho.»

Reflexão: Pensemos nos aspectos da nossa vida, que gostariamos de mudar, a começar pelo nosso ambiente familiar, para que possamos abrir, na nossa casa, a porta da alegria.
Gesto: escrever na 1ª porta o nome de uma pessoa, com quem devo mudar a minha atitude, durante a Quaresma. Não deixar de ter para com essa pessoa uma atitude que aproxime, reconcilie, ajude, e que proporcione uma verdadeira alegria …

Oração: Senhor Jesus, obrigado porque me perdoas sempre. Porque me convidas a arrepender, a voltar para ti o coração. Fica comigo, ao longo destas 7 semanas, e ajuda-me a ter o coração voltado para ti e para os que me rodeiam. Amén.



Que Deus nos ajude a concretizar o nosso compromisso neste “tempo favorável á graça”




Sem comentários:

Enviar um comentário