quinta-feira, 17 de março de 2016

Catequese 5ºano









Dia 19 de Março é o dia do pai, mas, porque não vamos estar juntos neste dia em catequese, resolvemos, esta semana, celebrar o dia do Pai, afinal, dia do Pai é todos os dias...
Começamos por um momento de brincadeira entre pais e filhos, sempre tão apreciado por todos.

Depois já na sala de catequese, os meninos, apresentaram aos pais um teatro de fantoches “A estrela do meu Pai”.

A partir desta história os meninos partilharam como se sentem estrelas dos respectivos pais e os pais partilharam o quão bom é serem pais as alegrias e as dificuldades que sentem enquanto educadores importantes no crescimento dos filhos em todas as vertentes que este “educar” implica.

Depois, á luz da Palavra, Lc 2, 41-51, reflectimos que Jesus, bem cedo, fez a experiência de que, para além de S. José, tinha um Pai bem especial, um Deus Pai presente na Sua vida que O amava incondicionalmente. Também, por intermédio de Jesus, Deus é verdadeiramente nosso Pai e experimentamo-lo na Fé.
Assim como S. José foi o pai escolhido por Deus para cuidar e amar Jesus como filho, também a nós o Deus Pai nos dá um pai que nos ama e cuida de nós.
Por isso juntos, agradecemos a Deus Pai dizendo:

Senhor Jesus,
hoje é um dia muito especial, é dia do pai. É dia de Te agradecer com muito carinho o pai que me deste. Quero agradecer-Te a pessoa especial que ele é, o carinho e a paciência que tem para me educar no caminho do bem.
Tu és a estrela maior de onde irradia todo o amor que o meu pai precisa para me amar.
Abençoa-o todos os dias e ajuda-me a ser a estrela filho que ele merece.
Obrigado Jesus.

Seguidamente, como sinal de gratidão a amor para com os pais, os filhos ofereceram-lhes os mimimhos que preparam, uma estrela e um filme com mensagem individual, juntamente com um beijinho.



E depois deste momento terno foi tempo de cantarmos os parabéns aos pais e nos dediciarmos com um bolo feito por um pai.


Para casa, os meninos levaram um lambarice acompanhada de uma mensagem de Páscal, e o compromisso de visitar um doente ou cativo e também o compromisso de viverem o tríduo pascal de forma activa e cristã.



Boa Páscoa, misericordiando com Alegria
J










Sem comentários:

Enviar um comentário