segunda-feira, 21 de março de 2016






«Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem o que fazem!»
Jesus chega a Jerusalém como rei messiânico, humilde e pacífico, em atitude de serviço, e não como um rei temporal que usa e abusa do seu poder. A cruz é o trono desde onde reina, amando e perdoando. Perdão e misericórdia que se revelam durante toda a vida de Jesus, mas que se fazem sentir de modo evidente quando Jesus é pregado na cruz. Quão significativas são as três frases, pronunciadas na cruz, que ouvimos hoje dos lábios de Jesus!:
—Ele ama e perdoa até aos seus verdugos: “Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem o que fazem”
—Ao ladrão que está à sua direita e Lhe pede que se recorde dele no Reino, também lhe perdoa e o salva: «Hoje estarás comigo no Paraíso».
—Jesus perdoa e ama principalmente no momento da Sua entrega, quando exclama: «Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito».
É esta a última lição do Mestre desde a cruz: a misericórdia e o perdão, frutos do amor. A nós custa-nos tanto perdoar! Mas se fizermos a experiência do amor de Jesus que nos desculpa, nos perdoa e nos salva, não nos custará tanto olhar todos com uma ternura que perdoa com amor, e absolve sem mesquinhez.

Senhor Jesus,
Tu que me mostras que perdoar é sinal de grandeza
Se eu ofender alguém, dá-me força para pedir desculpa.
E se alguém me ofender, dá-me força para perdoar.




Meditando Domingo de Ramos da Paixão doSenhor - Ano C







Sem comentários:

Enviar um comentário