quinta-feira, 19 de maio de 2016

catequese 1º ano






“O grupo de amigos de Jesus”

Começamos a catequese de hoje a jogar à “cabra-cega”. Com este jogo percebemos que já somos mesmo amigos e já nos conhecemos bem. E quem nos ajudou a ser assim, amigos, foi Jesus. Por isso chamamo-nos “O grupo dos amigos de Jesus”.
Mas não somos só nós que formamos o grupo dos amigos de Jesus. Há muitos outros grupos. Grupos em que também entram as pessoas adultas.
Assim, na catequese de hoje descobrimos que o grupo de amigos de Jesus se chamava Cristãos! Mas chamavam-se cristãos porquê? Isso foi o que nós descobrimos quando ouvimos a leitura de hoje.

Primeiro ouvimos falar no “Ensino dos Apóstolos”, ou seja, antigamente as pessoas iam à catequese mas em vez de sermos nós a ensiná-los (Liliana, Beatriz e Mariana) eram os Apóstolos (que eram pessoas que andavam com Jesus).
Depois falamos na “União Fraterna”, fraterna quer dizer que eram como irmãos. Então eles eram muito unidos e amigos como os irmãos devem ser.
De seguida falamos da “Fração do Pão”, fração quer dizer que eles partiam o pão em pequenos bocados e dividiam/partilhavam por todos.
Por fim, as “Orações”, isto quer dizer falar com Deus e com Jesus, tal como nós fazemos todas as catequeses.
E pronto, depois de percebermos todas estas coisas, percebemos que somos chamados de CRISTÃOS porque este nome derivado do nome de Jesus (também chamado de Cristo) e realmente faz sentido o grupo de amigos de Jesus se chamar Cristãos. Por fazerem todas estas coisas boas é que eles eram unidos e amigos, CRISTÃOS.

E como para sermos cristãos devemos falar com Jesus, terminamos a nossa catequese com uma oração para lhe agradecer o facto de sermos seus amigos.

Obrigado, ó Jesus,
Porque nos enviaste os teus amigos
Para nos anunciarem as tuas palavras
E convidarem a pertencer
Ao grupo dos teus amigos!

Ámen!







Sem comentários:

Enviar um comentário