segunda-feira, 2 de maio de 2016








“O Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome vos ensinará todas as coisas”.

Acreditar em Jesus consiste em ser fiel ao seu projecto; um projecto que não consiste em realizar ritos externos nem favorecer a opressão e a exclusão. Jesus pede-nos que defendamos o direito, a justiça e a dignidade.
Como é que podemos no século XXI, ter contacto com a experiência de Jesus? Há séculos de distância. A língua que falamos é diferente. As mentalidades são quase opostas…
A transmissão através dos tempos é … ambígua. Como quem conta um conto, acrescenta um ponto … há sempre o risco de se perder algo pelo caminho.
Jesus está consciente de que os seus não podem compreender a profundidade do que lhes diz. Para assegurar a ligação com Ele, Jesus envia-nos o Espírito. O mesmo Espírito que esteve na sua concepção, que O animava na sua missão, é-nos dado também a nós.
Entender as palavras de Jesus é obra do Espírito de Jesus. Recordar as palavras de Jesus é obra do Espírito de Jesus. Chegar à plenitude das palavras de Jesus é obra do Espírito de Jesus. E podemos fazer a experiência, em primeira mão, da pessoa e acção de Jesus.

“Vem, Espírito de Jesus!
Vem ensinar-nos a trocar a agitação pela paz interior.
Vem e traz-nos a luz que vence toda a escuridão.
Desce sobre nós e enche-nos da tua suavidade.”



Meditando para o 6º Domingo de Páscoa do ano C



Sem comentários:

Enviar um comentário