segunda-feira, 16 de maio de 2016





“O Espírito transforma a nossa vida e o mundo”


Com a Quaresma recordamos o longo caminhar de Israel peregrinando pelo deserto e preparando-se para entrar na Terra Prometida. Cinquenta dias depois da Ressurreição do Senhor celebramos a força do seu amor presente entre nós.
O pequeno grupo de discípulos encontrava-se atemorizado e desanimado depois da crucificação e morte de Jesus, «com as portas fechadas por medo dos judeus». As forças dominantes pareciam ter conseguido realizar as suas intenções de silenciar a novidade iniciada por Jesus.
Mas chega Jesus para devolver-lhes uma esperança e alegria que devem transmitir ao mundo inteiro. Ele envia-os como testemunhas da Vida: “Como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós”.
No evangelho de João, o dom do Espírito Santo está associado ao perdão dos pecados. O pecado é injustiça, opressão, violência… causa de todas as lágrimas da humanidade. O Espírito de Deus perdoa-nos e o mundo renova-se, libertando-se dos males que o afligem.



“Que o teu Espírito desça, como a chuva suave, sobre a nossa terra ressequida e nos ajude a oferecer colheitas de esperança e alegria. Que o teu Espírito seja como a brisa que convida ao descanso e à paz, à generosidade e ao perdão, e nos ensine a sussurrar palavras de acolhimento e compreensão, pronunciadas com a linguagem do coração.”




Meditando para o Domingo de Pentecostes do ano C



Sem comentários:

Enviar um comentário