quarta-feira, 4 de maio de 2016

Catequese 5º ano




Mais um ano a celebrar, em catequese, o dia das nossas mães.


Cada menino e menina escolheu uma das palavras do nosso placard, aquela que, na sua opinião, caracterizava melhor a sua mãe, justificando a escolha.
A maior parte dos meninos escolheu a palavra paciência pois reconheceram que nem sempre se portam bem e a mãe é a pessoa mais paciente capaz de perdoar com facilidade mas, qualquer uma das palavras do placard carateriza a nossa mãe.
 No coração da mãe cabem todos estes sentimentos que conhecemos bem, o amor, a ternura, a paciência, o carinho, a dedicação...
Estas são atitudes concretas de quem está sempre connosco ultrapassando todas as dificuldades... e tudo por amor!
E quando falamos de amor lembramo-nos de Jesus que, ao longo destes cinco anos, nos tem falado muitas vezes e de muitas maneiras deste amor.
Este jeito de amar como Ele amou é muito dificil mas também muito bonito, é assim um jeito como o das nossa mães.

Após a ressurreição de Jesus, os disicipulos sentiram-se perdidos, tristes, com medo e continuar a fazer o que Jesus fazia. Á medida que foram encontrando Jesus ressuscitado, foram percebendo que tinham de sair para fora de casa e falar de Jesus e amar como Ele amou. Mas era muito dificil, tinham medo de morrer como Ele morreu. Mais eis que algo aconteceu...  passados 50 dias, no Pentecostes, Jesus, com amor de Mãe que cuida e não desampara os seus filhos, antes de partir para junto do Pai, derramou sobre os discípulos o Seu Espírito,  enchendo-os dos seus dons e da força que os impulsionou a perderem o medo e a falarem um linguagem que todos entendiam, a do AMOR.
Quem estava com os apóstolos quando o Espírito Santo desceu sobre os discípulos? Maria. Porquê? Porque também é a Mãe discípulos. Jesus a tinha entregue como mãe a todos nós. E ela, sempre a tenta e fiel ao amor de Deus esteve sempre com eles, até nestes momentos tão dificeis. Ela ajudou-os a viver as dificuldades, estando com eles, rezando com eles, auxiliando-os a perseverarem na fé.
Também nós recebemos o Espírito Santo no dia do nosso batismo com Ele, somos capazes de amar do jeito de Jesus colocando em prática, como temos vindo a fazer, as obras de misericórdia que Ele tão bem nos ensina.  Como os discipulos de Jesus, também contamos com a presença, o olhar e a atenção de Maria que não abandona a Igreja que somos nós

Por esta presença de Maria que nos aponta sempre para Jesus, nós agradecemos rezando uma Avé Maria e uma oração pelas nossas mães.





Depois foi momento de cada menino oferecer o presente, com mensagem, embrulhado num beijinho doce a cada mãe. 


Terminamos o encontro a  cantar  os parabéns, a tirar fotografias, e a receber miminhosJ

 Registamos alguns destes momentos.







Sem comentários:

Enviar um comentário