quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Catequese 6º ano





Começamos a nossa catequese fazendo uma dinâmica de grupo donde concluímos que, juntos temos vindo a crescer como grupo de amigos e como pessoas de fé. Em comunhão fazemos a experiência de fé que queremos aprofundar.
Ainda temos caminho a fazer, perguntas a fazer, respostas que queremos encontrar…
Depois de escutarmos a música “Que Deus” do Boss Ac  percebemos que os porquês desta música, todos eles muito pertinentes, colocam muitas vezes em causa a fé ou a profundidade desta mesma fé. Quantos de nós, perante situações difíceis, injustas ou incompreensíveis em algum momento, pusemos em questão a fé no Deus amor e misericordioso? Estas questões fazem parte da nossa natureza humana, são saudáveis e próprias de quem não se contenta com a tibieza da fé. É na procura das respostas que aprofundamos a nossa fé e nela crescemos.
Por isso continuamos a vir á catequese, para aprofundar a nossa fé.

No ano passado falamos do sonho que Deus tinha para nós: que cada um de nós fosse feliz. Deus, através dos profetas veio ter com os homens e mulheres e pediu-lhes para que vivessem de acordo com as suas propostas – os mandamentos. Os que seguiam os Seus mandamentos, tornaram-se numa grande família: O povo de Deus.
Mesmo assim os homens esquecem de viver de acordo com as propostas de Deus e vemos que há coisas que estão mal, há muitas coisas que fazem sofrer as pessoas, há muitas coisas que tornam mais triste e mais feio este mundo.
Mas por fim, que é como quem diz, agora, Deus fala-nos através do Seu filho Jesus, esse amigo que este ano vamos conhecer melhor, que quer mudar as coisas, quer fazer nascer um mundo mais bonito e mais feliz para todos… Um «Mundo Novo», um mundo onde poderemos viver a vida de maneira diferente. Para compreender esta proposta de Jesus teremos de aprofundar a nossa fé e entender que ter fé é aderir a Jesus, é vê-lO no outro e nos gestos de amor concretizados na normalidade da nossa vida já que não basta acreditar, é urgente atuar.



 O seu desafio diz respeito a cada um de nós. Ele veio propor um projecto de felicidade para todos, “Queres fazer caminho comigo?” Nós, em jeito de oração demos-Lhe o nosso “Sim”. Reconhecendo algumas certezas mas também algumas dúvidas, pedimos-Lhe que aumente a nossa fé para que no final deste ano, estejamos todos juntos a professar a nossa fé convictamente.
E tu? Que Lhe vais responder?



Até sábado :)




Sem comentários:

Enviar um comentário