segunda-feira, 31 de outubro de 2016






«Senhor, vou dar aos pobres metade dos meus bens e, se causei qualquer prejuízo a alguém, restituirei quatro vezes mais.»

Tocado pelo amor e pela presença de Jesus na sua vida, Zaqueu olha para a sua história, para a sua existência. Tem tudo, mas o amor forte de Deus na sua vida, impele-o a partilhar. Não é uma partilha qualquer: reconhece que errou.
Uma verdadeira revolução, uma conversão. Partilha os seus bens com total liberdade. Um novo coração, um coração livre, convertido ao Evangelho. Eis o efeito do encontro. Primeiro deixa-se encontrar, a seguir, encontra-se e depois converte-se. A experiência que se vive no encontro é simplesmente a do amor.
O Amor transforma e torna-nos solidários com os mais pobres, lutando pela justiça.
Perante a mudança radical de Zaqueu, Jesus só tem estas palavras: “Hoje entrou a salvação nesta casa”. Com efeito, o Filho do homem veio para procurar e salvar o que estava perdido.
A palavra “hoje” volta a repetir-se. Deus continua a chamar-nos pelo nome, quer oferecer-nos a salvação, no nosso hoje. Se vivermos em profundidade a nossa fé em Deus, será sempre hora de salvação, de graça. A fé viva, assumida nos vários acontecimentos do quotidiano, é graça de Deus.


Obrigado Jesus, porque o encontro Contigo é bênção e liberdade. Obrigado, pelo amor que transforma a nossa vida e a torna solidária.



Meditando para o 31º Domingo do tempo com um do ano C




Sem comentários:

Enviar um comentário