segunda-feira, 8 de maio de 2017







O tema do Bom Pastor aparece várias vezes nos Evangelhos. É uma imagem muito antiga. Ao longo dos séculos Israel amadureceu uma ideia nascida do seu passado nómada: Deus cuida e protege o seu povo como um bom pastor que dá a vida pelas suas ovelhas. Ezequiel, cinco séculos antes de Jesus nascer, descreveu magnificamente as acções de Deus como o Bom Pastor… proteger o rebanho, proporcionar pastos abundantes, procurar a ovelha perdida, curar a ovelha ferida, pôr aos ombros os cordeiros, defende-los dos animais ferozes…
Os primeiros cristãos, ao ver a preocupação de Jesus pelos pobres, doentes e pecadores, viram n’Ele o Bom Pastor anunciado pelos profetas: Deus em pessoa cuidando do seu povo. Os primeiros cristãos imitaram o seu Mestre. Viviam como irmãos, ajudavam-se mutuamente e eram solidários com os outros… fizeram suas as atitudes do Bom Pastor.
Hoje, também nós devemos fazer o mesmo.

O Senhor é meu pastor,
Ele cuida de mim e me conduz.
O Senhor conhece-me e chama-me pelo meu nome.
Protege-me de qualquer perigo e enche de paz a minha vida. 


Meditando para o 4º Domingo de Páscoa do ano A


Sem comentários:

Enviar um comentário