quarta-feira, 14 de outubro de 2009

PEDRINHO, UM MISSIONÁRIO

"O objetivo da missão da Igreja é iluminar com a luz do Evangelho todos os povos em seu caminhar na história rumo a Deus, pois Nele encontramos a sua plena realização. Devemos sentir o anseio e a paixão de iluminar..."(in mensagem do Papa para o dia mundial das Missões).

Esta é uma história perfeita para iniciar as crianças nas Missões

Pedrinho era um menino muito especial, pois todas as vezes que seu pai viajava quase sempre
ele ia junto. O pai de Pedrinho dizia:
-Pedrinho! Arruma as tuas malas que vamos fazer outra viagem.
-Eia! Que fixe! – diz Pedrinho com um sorriso bem aberto – Pai, pra onde nós vamos?
- Nós, vamos fazer uma visita ao missionário que trabalha na Tailândia.



Chegados à Tailândia, o missionário espera-os no aeroporto.
- Pai, olha tantos carros. Eu nunca vi tantos carros juntos assim!
- É verdade Pedrinho! Aqui é assim mesmo, quase não dá para andar de tanto carros.
Pedrinho estava super contente com a viagem, porém estava confuso em ver tantos carros e casas juntinhas e pequeninas. Pedrinho, seu pai e o missionário entraram numa casa onde a missionária pregava o evangelho.







- Pai, por que é que estão aqui tantas crianças juntas?
- Elas estão aqui porque não têm casas.
- E os seus pais?
- Filho, tu depois fazes-me essas perguntas.
Até o pai de Pedrinho já estava confuso ao ver tantas crianças juntas. De longe Pedrinho vê uma criança que estava muito doente.







Ele chega perto dela e pode ver a tristeza daquela criança, sozinha, doente e sem os seus pais. Pedrinho olha para os lados e percebe que o lugar estava sujo, não tinha pessoas suficientes para ajudar aquelas crianças e a única coisa que podia fazer era dar seu lanche para ela.
- queres o meu lanche? A criança não entendia a lingua de Pedrinho. -Toma! (Pedrinho tira o lanche e dá para a criança doente).
O pai chega e diz:
-Vamos, meu filho, está na hora de voltar.
Pedrinho sai sem sequer saber o nome daquela criança. No caminho de volta o menino não dá nenhuma palavra.Todos estavam tristes por verem aquelas crianças sozinhas e doentes naquele lugar.



- Pai por que é que todas aquelas crianças estão sozinhas?
-Os pais de algumas morreram, outras foram abandonadas e algumas estão em tratamento.
Pedrinho não podia pensar em outra coisa a não ser nas crianças daquele lugar.
- Pai, o que podemos fazer por aquelas crianças?
-Não podemos fazer nada!
Pedrinho ficou indignado com seu pai e com a situação.
- Filho, vai dormir que amanhã vamos viajar…
- Boa noite, pai.






Pedrinho antes de dormir intercede pelas crianças com o coração muito comovido: Senhor Deus, eu te peço que ajudes aquelas crianças doentes. Que as cures de toda doença e que a Tua paz esteja com elas. Em nome de Jesus. Amém!
No dia seguinte Pedrinho teve uma ideia e comunica ao pequeno almoço.




- Pai, sabes o que podemos fazer? Vamos falar destas crianças na nossa igreja e descobrir quem quer vir à Tailândia ajudar a cuidar delas. Vamos falar de tudo que vimos aqui e pedir a Deus mais pessoas para vir trabalhar. E quando eu crescer, pai, vou ser um missionário aqui.

- Muito bem, meu filho, vejo que aproveitaste bem a tua viagem. Agora vamos que já estamos atrasados, temos que voltar para Portugal.

- Outra coisa pai: Eu quero dar minha mesada para os missionários que estão aqui todos os meses a trabalhar, quero contribuir.
-Muito bem meu filho, as Missões tem um programa de doação missionária. Tu podes adoptar um missionário e ser um missionário sustentador e, desse jeito, contribuir para a obra missionária.
-Fixe pai, assim eu vou poder contribuir, rezar e, quando crescer, ser um missionário.
- Isso mesmo, meu filho, estou orgulhoso da tua decisão.
Depois daquela viagem Pedrinho sempre contribuia, rezava e lembrava-se daquelas crianças. Ele sempre pensava nelas porque nunca tinha visto algo igual. Era tanto sofrimento, tantas crianças sem pais, sozinhas e doentes. Pedrinho aprendeu que Jesus quer ajudar os que não têm paz e que ele também pode rezar e fazer algo por aqueles que sofrem.


Sem comentários:

Enviar um comentário