quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Catequese 4º ano




Nos "Livros Proféticos" está escrito o que alguns profetas disseram. Profeta é aquele que fala em nome de Deus. Os maiores são os primeiros quatro: Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel Estes são os chamados Profetas maiores. Depois destes existem doze menores, chamados mesmo os Profetas menores. Hoje é do Profeta Ezequiel que falamos. Ele teve uma particular importância para o povo de Israel que tinha sido alvo de ataques de exércitos estrangeiros e feitos prisioneiros na Babilónia. A sua terra, Jerusalém, foi destruída, os templos roubados e queimados e a Arca da Aliança desapareceu. O povo sentia-se abandonado por Deus mas Deus chamou Ezequiel para de novo restituir ao seu povo a esperança. Disse-lhe para ir dizer ao seu povo que Ele era o Bom pastor e que, como um bom pastor deve ser, Ele iria reunir o seu rebanho, vigiar, tratar, cuidar, reconduzir à sua própria terra e dar-lhes bons pastos.





O rebanho era o povo que estava perdido e sofria, o pastor era Deus que mais uma vez vem mostrar o seu grande amor e os vem resgatar mostrando-lhes assim que jamais os abandonaria.


Esta é a grande mensagem desta catequese: para todas as pessoas que sofrem, que andam desanimadas e tristes Deus vem dizer que Ele é o Bom pastor, que nos orienta, cuida e protege, e que com Ele nada nos faltará.


Durante a semana vamos procurar em “Jo 10, 1-18” o que Deus fez, como bom pastor, pelo seu povo.
Vamos também, na nossa folhinha, pensar no nosso Padre, responsável pela nossa comunidade cristã, e escrever o que devem fazer para serem pastores da nossa comunidade tal como Deus, o nosso bom pastor quer delas.




Beijinhos e bom trabalho.




Sem comentários:

Enviar um comentário