Na 2ª parte do antigo testamento estão os chamados "Livros históricos" que contam a história do Povo de Deus depois de ter fugido do Egipto e chegado à terra que Deus lhe tinha destinado, a Palestina (na altura chamada Canaan). São 16 os livros que o compõem: Josué, Juízes, 1 Samuel, 1 Crónicas, Tobite, 2 Samuel, 2 Crónicas, Judite, 1 Reis, Esdras, Ester, 2 Reis, Neemias, 1 Macabeus, 2 Macabeus e Rute.
Depois de Moisés ter libertado o Povo de Deus foram para o mesmo lugar onde Deus lhe falara e nesse mesmo lugar Deus falou a todo o seu povo dando-lhes orientações para serem felizes, unidos e viverem em paz. Essas orientações, chamadas “Dez Mandamentos”, foram guardadas numa arca chamada "Arca da Aliança" ou a "Arca de Deus "pois ela significava a amizade e as boas relações entre Deus e o seu Povo.
O Povo guardou-a no templo onde rezavam, guardavam-na de dia e de noite. E foi numa noite que Deus falou a Samuel. Conta-nos o 1 livro de Samuel que estando este a dormir junto da arca, Deus o chamou quatro vezes e só na quarta vez, ajudado por Heli, ele entendeu que era o próprio Deus que o chamava respondendo “Fala Senhor: o teu servo escuta”.
Ler bem a Bíblia não é só pronunciar bem as palavras, ler bem é deixar que elas entrem no nosso coração para sermos capazes de escutar Deus e respondermos como Samuel.
Servo é aquele que escuta e se dispõem a servir e Deus chamou várias pessoas já nossas conhecidas: Moisés, Abraão, João Baptista, os discípulos…
Também nós, um dia, fomos chamados por Deus através de pessoas amigas: primeiro, no dia do nosso Baptismo depois quando viemos à catequese por isso hoje, conscientes desse chamamento, cada um de nós, individualmente, respondeu como Samuel diante da Palavra de Deus: “Fala Senhor: o teu servo escuta”.
Vamos procurar estar atentos aos chamamentos que Deus nos faz no dia-a-dia e, durante a semana na nossa folhinha “a palavra de Deus na minha vida”, vamos escrever o dia do nosso baptismo como sendo este o primeiro chamamento de Deus e vamos, depois de ler os livros de Samuel, descobrir para que é que Deus o chamou.
Bom trabalho e até Sábado
Sem comentários:
Enviar um comentário