quarta-feira, 4 de maio de 2011

Catequese 4º ano

Depois de uma pequeninas férias, retomamos os nossos encontros com uma catequese a partir da leitura orante de Palavra.

O objectivo desta catequese foi acolher o Evangelho da morte e Ressurreição de Jesus, celebrar com alegria a fé em Cristo ressuscitado e dispormo-nos a ser mensageiros do Evangelho.





A partir do Texto Bíblico: Mc 16, 1-8 os meninos, em ambiente criado para meditação e interiorização, foram convidados a sentirem-se parte do grupo de mulheres que, à cerca de dois mil anos, foram ao sepulcro de Jesus naquela manhã do 1º dia da semana após a morte de Jesus.
Após exercícios de relaxamento, foi-lhes proposto recolherem-se, fazer silêncio, escutar a Palavra, sentirem a Boa nova da Ressurreição (dita pelo anjo), meterem-na dentro de si próprios e sentirem o seu apelo, hoje, nas suas vidas.
Depois de celebrarmos, cantando a feliz notícia da Ressurreição de Jesus, foram, de novo, convidados a entrar no seu espaço interior, orar e contemplar o Senhor Jesus que se fazia sentir.


Em forma de resposta ao desafio do anjo “Ide dizer..-“ os meninos fizeram um desenho representativo da ressurreição e escreveram o nome da pessoa, ou pessoas, a quem se propuseram divulgar a Boa Notícia recebida Hoje.




Esta foi uma catequese diferente do costume, desta forma ela é mais vivencial e por isso menos descritiva.
Os meninos foram capazes de fazer silêncio e respeitar os vários momentos solicitados ao longo do encontro.
O que cada um sentiu, só eles e Deus o sabem exactamente, no entanto, aquilo que consegui sentir, a partir das suas partilhas, foi que gostaram desta experiência e sentiram a Palavra de forma diferente. Exprimiram sentimentos diversos tais como. Alegria, medo, emoção, relaxamento, presença de Jesus e vontade de responder.


Concluímos, em grupo, que esta é uma experiência a repetir pois desta forma trabalhamos o silêncio e a interiorização.


 
 
Beijinhos e até sábado
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário