S. Pedro diz-nos hoje que Jesus é a pedra viva rejeitada pelos homens e que se tornou ainda mais viva quando Deus o ressuscitou: uma pedra viva, muito querida e preciosa aos Seus olhos.
Ele é a pedra angular pois é Ele quem melhor nos ajuda a conhecer Deus, a ouvir a Sua Palavra e a rezar.
Segundo Pedro, nós somos as pedras vivas de um templo espiritual cuja pedra angular é Jesus.
Dizer isto é a mesma coisa que dizer que este templo que formamos está construído sobre o amor de Cristo e que este amor nos une como pedras vivas.
Este templo espiritual que nós formamos é a Igreja porque ela é animada pelo Espírito Santo que recebemos várias vezes a começar pelo nosso Baptismo e somos suas pedras vivas quando nos oferecemos a Deus pelas outras pessoas: amando-as, fazendo-lhes bem.
Jesus escolheu Pedro para ser a pedra sobre a qual a Sua Igreja seria edificada. Ele foi o primeiro chefe da Igreja, aquele que orientava os cristãos. Foi escolhido por acreditar do fundo do seu coração que Jesus é a pedra angular, aquele sem o qual a vida não faz sentido.
Nesta catequese, de uma forma simbólica, fomos convidados a sermos também pedras vivas que acreditam em Jesus, capazes de Lhe dizer com toda a nossa fé: “Tu és Cristo, o filho de Deus vivo”.
Como sinal desse querer cada um de nós escreveu numa pedra o respectivo nome e depositou-a junto da pedra angular: Jesus ressuscitado.
Para casa ficou o compromisso de desenharem uma Igreja feita com pedras vivas: com nomes de cristão da nossa actualidade ou não.
Bom trabalho e boa semana
Beijinhos e
Até sábado
Sem comentários:
Enviar um comentário