segunda-feira, 23 de maio de 2011

Principio, meio e fim


Quando nos tempos antigos o eloquente Cícero acabava de falar, toda a gente aplaudia, comentando:
- Como falou bem!
Mas quando Demóstenes falava, o povo levantava-se e gritava:
- Vamos a isso. E punha-se a caminho.

Podemos reconhecer esta dupla capacidade em Jesus Cristo que diz:
- Eu sou a Caminho a Verdade e a Vida…


É a verdade que maravilha as multidões, o caminho que põe toda a gente a mexer-se e a vida que a todos renova. Ele é o princípio, o meio e o fim. É o caminho que liga a verdade à vida.


Tal como antigamente, hoje há três categorias de homens:
Em primeiro lugar os que querem o fim mas não querem nenhum meio para o atingir. É o caso do jovem rico que queria seguir a Cristo mas não estava disposto a empregar nenhum meio e por isso voltou para trás.
Em segundo lugar, há os que querem o fim e até alguns meios. Querem trabalhar mas só um trabalho que lhes agrade. Querem ser eles a escolher os meios. É o caso de Pilatos que queria libertar Jesus mas à sua maneira.
Por fim há os que se colocam diante de Deus dizendo:
- Senhor, Tu és o Caminho, a Verdade e a Vida. Tudo o que quiseres… tanto o fim como os meios para o atingir.


E o Senhor repetirá:


- Eu sou o Caminho - por mim se vai; Eu sou a Verdade - a mim se chega; sou a Vida - em mim se vive.






Meditando para o 5º Domingo de Páscoa - Dehonianos

Sem comentários:

Enviar um comentário