quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Catequese 1º ano

Encontro com Pais



Aproxima-se um tempo de grande importância para os cristãos, pois celebramos a morte e a ressurreição de Jesus Cristo: a Páscoa. Do Carnaval até á Páscoa, vivemos um tempo que nos deve ajudar a “matar” aquilo que nos afasta de Jesus e do Projecto que Deus Pai tem para nós, para também vivermos a “ressurreição”, com Jesus, para uma vida nova, mais feliz. Foi esta a mensagem que quisemos transmitir no encontro com os pais, esclarecendo-os de falsos conceitos de Quaresma, para que tivessem a oportunidade de viver este tempo litúrgico de maneira mais consciente e profícua.

Através de uma dinâmica, que começou com a construção de um barco de papel, reflectimos no que é mais importante para a nossa vida, e quais as coisas ou sentimentos de que gostamos menos e que gostaríamos de afastar da nossa vida. O resultado final: uma camisola. O nosso barco tinha-se transformado numa belíssima camisola, aquela que deveríamos vestir para atingir aquilo a que nos tínhamos proposto.
Ouvindo a Palavra do Pai, Lc 11, 9-13, sentimos o apelo que o Senhor nos faz a estarmos sempre ligados a Ele através da oração. Como o pai que ama os seus filhos e tudo fará para os ver felizes, assim o Pai do Céu ouvirá as nossas orações. Sem dúvida que o momento de oração, na forma de uma apresentação de PowerPoint, foi o ponto alto deste encontro.


Terminada a oração, pairou no ar um silêncio que não era mudo, muito pelo contrário, falava do encontro de cada um com o Pai do Céu.
Então, respeitado esse silêncio, era o momento de lançar os desafios a sermos homens e mulheres empenhados em fazer da nossa vida um permanente encontro com Deus.


Por último, foi entregue aos pais uma história, “Floquinhos de Carinho”, que mais não é que uma oportunidade para, em casa, reflectirem nos sentimentos que se apoderam de nós quando estamos fechados no nosso egoísmo.

 Quando o centro das nossas atenções é o nosso umbigo, acabamos sós e infelizes, pois é dando que se recebe.

Pela serenidade dos seus rostos, pela sua postura, podemos concluir que este encontro atingiu os seus objectivos: mais do que um Encontro com Pais, aconteceu um Encontro com o Pai.





Sem comentários:

Enviar um comentário