terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

...continua



"A Ponte em construção"
“O TEMPLO DE DEUS É SANTO E VÓS SOIS ESSE TEMPLO.” (I COR 3, 17)

Todavia o compromisso era outro: construir uma Capela, imagem humana de um Deus que veio habitar no meio de nós. Logo se formou uma comissão para angariar os necessários fundos para a futura Capela. São tantos os que queríamos recordar. Tantas quermesses, magustos, festas, passeios e atividades onde uma Igreja de Homens tentava construir esta Igreja de pedras. Os tantos quilómetros que algumas pessoas percorreram, batendo de porta em porta com as suas rifas e peditórios. Tantas escadas subidas e tantas portas fechadas na cara, mas, também, tantos sorrisos e mãos generosas! Quanta coragem para pedir, para falar em nome do Senhor, para bater até que as portas das casas e, sobretudo, dos corações se abrissem.
Bem sabemos. Muitas dessas pessoas já partiram e reúnem-se hoje na Igreja Celeste à volta da Santíssima Trindade. Meu Deus, olha, elas devem estar aí! Noutras, os cabelos brancos e as mãos enrugadas de quem tanto deu mostram o cansaço de quem tanto lutou. Quantos deles já não podem entrar nesta Igreja de pedras pela muita idade e pela doença?

 Nesse mesmo Outubro de 1967 arrancou-se com a catequese. Eram tantas as crianças e jovens! Mais tarde iniciou-se o grupo de jovens e a preparação para o Sacramento do Crisma. Foram esses os meninos que viram nascer esta Comunidade. Eles são hoje os homens e as mulheres da Ponte! Muitos continuam dentro destas paredes, mas muitos mais já partiram para longe. Muitos perderam-se nos caminhos da Vida. Que um dia possam encontrar de novo o caminho para a Casa de Deus! Dá-nos, Senhor, sabedoria para os trazer de volta.


Continua...


 

Sem comentários:

Enviar um comentário